Eclipse, a cadela mix de Mastim Inglês com Labrador que ficou conhecida por apanhar o autocarro sozinha em Seattle, nos Estados Unidos, morreu aos dez anos. A notícia foi avançada na sua conta oficial no Facebook pelo tutor Jeff Young. Há cerca de uma semana, Jeff havia anunciado que a cadela sofria de “tumores cancerígenos”.
A patuda ficou conhecida em 2015, quando acidentalmente apanhou o autocarro sem Jeff. Algumas vezes por semana, a dupla estava acostumada a ir ao Belltown Dog Park, um parque canino que ficava a quatro paragens de distância. Certo dia, porém, o tutor ainda estava a terminar um cigarro quando o transporte chegou e, sem hesitar, Eclipse entrou sem ele.
A partir daí, a rotina da cadela começou a mudar. E não demorou muito até se acostumar com a liberdade. “Nós separamo-nos, ela apanha o autocarro e depois encontramo-nos no parque canino”, explicou Jeff ao jornal KOMO News. “Não é difícil porque a paragem é logo em frente da nossa casa e ela sai no parque três ou quatro paragens depois”.
Era a alegria dos vizinhos
A cadela rapidamente começou a ficar conhecida na região. Primeiro, fez amizade com todos os motoristas. “Todos nós conhecemos a Eclipse. Ela senta como uma pessoa normal”, disse Tiona Rainwater, uma das motoristas da carreira. “Ela faz toda a gente feliz. Como não amá-la?”.
Em seguida, foi acolhida pelos passageiros. Entre eles, estava Miles Montgomery, um locutor de uma rádio da região. A primeira vez que viu Eclipse sozinha no autocarro, a olhar pela janela e, em seguida, a sair na paragem do parque canino, não conseguiu acreditar. Na altura não sabia de quem a cadela era e achava que não tinha dono. Só depois descobriu a sua história.
Para Jeff Young, a vida de “papá” era sempre agitada. “Uma vez por semana eu recebo uma chamada de alguém a dizer ‘Olá, tenho a sua cadela Eclipse'”, partilhou em 2015. “Sempre tenho que dizer a eles: ‘Não, ela está bem’. Ela sabe o que está a fazer”.
Eclipse contava com mais de 100 mil gostos na sua página do Facebook e era amada por muitos. A King County Metro, empresa de transportes públicos, também lamentou a morte de sua passageira favorita: “Eclipse era uma cadela doce, famosa mundialmente, e um verdadeiro ícone de Seattle. Você trouxe alegria e felicidade a todos nós e mostrou que bons cães andam de autocarro“, escreveu num tweet.
Percorra a galeria para recordar a rotina da cadela.