Hector, o cavalo-estrela da Netflix, morreu aos 12 anos. A notícia foi avançada esta semana através de um story no Instagram de Laca Juhasz, o seu treinador e também proprietário de uma empresa húngara especializada em equídeos usados na televisão e cinema. O equídeo era da raça Frísio e a causa da morte não foi revelada. Embora os animais da espécie, por sua vez, vivam habitualmente até aos 30 anos, é possível que Hector tenha contraído uma doença comum na raça.
O gigante tinha cinco anos quando se estreou na segunda temporada de “The Witcher”, protagonizada pelo ator Henry Cavill até 2023. Hector interpretou Roach um dos cavalos da personagem principal, Geralt (Henry Cavill). O caçador de monstros é conhecido por ter vários cavalos, todos com o mesmo nome, e na primeira temporada o ator de quatro patas foi Zeus.
“The Witcher” é baseada nos livros homónimos de Andrzej Sapkowski foi adaptada para a televisão por Lauren Hissrich .Segue a história de Geralt, um caçador de monstros solitário que luta para sobreviver num mundo cheio de perigos. O destino acaba por colocá-lo no caminho da poderosa feiticeira, Yennefer, e da jovem princesa, Cirilla, que possui um segredo perigoso. Os três partem numa aventura cheia de desafios e peripécias.
Antes das gravações, Cavill criou um vínculo especial com Hector, especialmente durante as aulas de equitação com o equídeo. “Eu realmente adoro este cavalo”, lê-se numa publicação feita em 2019.

Antes de ser escolhido como protagonista, o ator fez tudo para ficar com o papel. Todos os dias, ligava ao agente para saber se o seu casting tinha sido aprovado e chegou a contactar a Netflix assim que soube que o projeto ia avançar, numa fase em que o guião não estava sequer escrito. Apesar de terem feito 207 audições antes da sua, o britânico foi o escolhido para o papel.
Contudo, a sua participação chegou ao fim após três temporadas e em outubro de 2022, anunciou a saída da série. “A minha jornada como Geralt foi preenchida com monstros e aventuras e, portanto, irei agora pousar o meu medalhão e as minhas espadas para a quarta temporada”, escreveu na nota de despedida. “No meu lugar, ficará o fantástico Liam Hemsworth (…) Tal com as maiores personagens literárias, passo a tocha com reverência pelo tempo que passei a encarnar Geralt, e com entusiasmo por ver o Liam abraçar este homem fascinante e recheado de nuances.”
Além de “The Witcher”, Hector esteve também na série “Shadow and Bone”, uma adaptação da saga criada por Leigh Bardugo, composta pela trilogia principal “Grisha” (cujo primeiro volume é “Shadow and Bone”) e por um conjunto de spinoffs. O cavalo contracenou ao lado do ator Ben Barnes, que interpretava o antagonista Aleksander Kirigan, também conhecido como The Darkling.
De seguida, carregue na galeria para recordar alguns momentos de Hector.