Animais

Morreu Jan, a preguiça mais velha do mundo — tinha 54 anos

O macho tinha duas mulheres e foi pai de 22 descendentes. Vivia na Alemanha e morreu de velhice, segundo o zoo onde vivia.
Tinha 22 filhos.

Jan, a Preguiça-de-dois-dedos mais velha do mundo morreu na casa da floresta tropical do Jardim Zoológico de Krefeld, na Alemanha, onde viveu nos últimos 38 anos. O macho era recordista do Guiness World Records desde 2021, quando recebeu o título de preguiça em cativeiro mais velha de sempre do mundo. 

A notícia foi avançada pelo zoo através das redes sociais e Jan morreu de velhice, aponta o parque. “É muito difícil para os seus cuidadores despedirem-se dele, pois alguns deles conhecem-no e cuidam dele há mais de 25 anos”, escreveu. A preguiça nasceu na natureza em 1969, tendo sido levada para o Jardim Zoológico de Hagenbeck pouco tempo depois. 

Além da idade avançada, Jan era conhecido pela quantidade de filhos que teve. Nesse aspeto, não teve preguiça e viveu sempre com duas mulheres, Lolita e Trine. Foi pai de 22 descendentes e o mais novo nasceu em maio deste ano. 

Jan passava a maior parte do seu tempo pendurado em árvores, onde fazia tudo — comia, dormia e acasalava. É também nas alturas que as fêmeas da espécie dão à luz, apenas descem quando precisam fazer as suas necessidades. 

De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), a Preguiça-de-dois-dedos tem uma expectativa média de vida de 20 anos. Em cativeiro, pode chegar aos 40. Jan ultrapassou o limite e trouxe alegria tanto para os seus cuidadores, quanto para aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer nas suas últimas cinco décadas de vida. 

O recorde do Guiness World Records anterior pertencia a Paula, uma preguiça da mesma espécie e que também vivia na Alemanha. A fêmea morreu aos 51 anos.

De seguida, carregue na galeria para recordar alguns momentos de Jan. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT