Bob Jr., um dos mais famosos leões em África e conhecido como “Rei” de Serengeti, a mais conhecida reserva africana, morreu no passado sábado, 11 de março. Mas só agora a notícia foi avançada pela Asilia Africa, responsável pelos safaris no continente africano, que pediu aos admiradores que partilhassem memórias com o felino.
“Muitos viajaram longas distâncias para vislumbrar o lendário leão com a juba preta distinta e luxuriante”, escreveu no Instagram. “Conhecido por ser um dos leões mais emblemáticos da África, Bob Jr. é um membro honorário da família Asilia e era particularmente familiar entre os funcionários do camping e dos hóspedes das planícies de Namiri, onde ele e o seu bando andavam frequentemente”.
Conhecido nas redes sociais como Snyggve, o leão foi alfa durante sete anos e “governou” a reserva natural de Serengeti com a ajuda do seu irmão, Tryggve. Juntos, partilharam uma “incrível jornada de conquistas e perdas com orgulho”. Bob Jr. foi atacado no passado fim de semana por outros três leões e não resistiu. Acredita-se que Tryggve tenha sofrido o mesmo destino, tendo sido uma carcaça que ainda não foi identificada encontrada no mesmo dia.
“Eles queriam derrubar Bob Jr.”, disse Fredy Shirima, especialista em conservação do Serengeti, à “BBC”. “Esses incidentes normalmente acontecem quando o chefe de um grupo envelhece ou, às vezes, quando os outros machos não estão felizes com o controle de um leão sobre um grande território”, explicou.
View this post on Instagram
Bob Jr. foi batizado em homenagem ao seu pai, Bob Marley, que morreu aos 14 anos. Acredita-se que o “Rei” tinha entre dez e 12 anos, e as autoridades estão a preparar uma despedida especial para o gigante cuja data ainda não foi anunciada.
O Parque Nacional de Serengeti, ao norte da Tanzânia, é a casa de mais de 3 mil leões, sendo a mais popular localização para avistar os animais. Além de ser conhecido pela força e anos que governou a região, Bob Jr. ganhou fama por sempre aparecer para os visitantes, que estão a destacar a morte do leão como “o fim de uma era”.
Carregue na galeria para ver alguns momentos de Snyggve e Tryggve.