Animais

Morreu o “Rei Leão” de Serengeti. Era o mais icónico e temido felino em África

Chamava-se Bob Jr. em homenagem ao seu pai, Bob Marley. Foi alfa durante sete anos e "governou" ao lado do irmão, Tryggve.
Tinha entre 10 e 12 anos.

Bob Jr., um dos mais famosos leões em África e conhecido como “Rei” de Serengeti, a mais conhecida reserva africana, morreu no passado sábado, 11 de março. Mas só agora a notícia foi avançada pela Asilia Africa, responsável pelos safaris no continente africano, que pediu aos admiradores que partilhassem memórias com o felino.

“Muitos viajaram longas distâncias para vislumbrar o lendário leão com a juba preta distinta e luxuriante”, escreveu no Instagram. “Conhecido por ser um dos leões mais emblemáticos da África, Bob Jr. é um membro honorário da família Asilia e era particularmente familiar entre os funcionários do camping e dos hóspedes das planícies de Namiri, onde ele e o seu bando andavam frequentemente”.

Conhecido nas redes sociais como Snyggve, o leão foi alfa durante sete anos e “governou” a reserva natural de Serengeti com a ajuda do seu irmão, Tryggve. Juntos, partilharam uma “incrível jornada de conquistas e perdas com orgulho”. Bob Jr. foi atacado no passado fim de semana por outros três leões e não resistiu. Acredita-se que Tryggve tenha sofrido o mesmo destino, tendo sido uma carcaça que ainda não foi identificada encontrada no mesmo dia.

“Eles queriam derrubar Bob Jr.”, disse Fredy Shirima, especialista em conservação do Serengeti, à “BBC”. “Esses incidentes normalmente acontecem quando o chefe de um grupo envelhece ou, às vezes, quando os outros machos não estão felizes com o controle de um leão sobre um grande território”, explicou.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lisa Antell (@lisa.antell)

Bob Jr. foi batizado em homenagem ao seu pai, Bob Marley, que morreu aos 14 anos. Acredita-se que o “Rei” tinha entre dez e 12 anos, e as autoridades estão a preparar uma despedida especial para o gigante cuja data ainda não foi anunciada.

O Parque Nacional de Serengeti, ao norte da Tanzânia, é a casa de mais de 3 mil leões, sendo a mais popular localização para avistar os animais. Além de ser conhecido pela força e anos que governou a região,  Bob Jr. ganhou fama por sempre aparecer para os visitantes, que estão a destacar a morte do leão como “o fim de uma era”.

Carregue na galeria para ver alguns momentos de Snyggve e Tryggve.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT