O Festival de Cannes é um dos mais aclamados eventos de cinema do mundo e ao contrário do que deve imaginar, não são apenas os humanos a receberem a Palma de Ouro, o mais importante prémio do evento. Os animais atores também são celebrados e têm direito ao seu próprio prémio, conhecido como Palm Dog. Afinal, também levam o trabalho a sério.
Em 2001, o prémio foi criado por Toby Rose, que até hoje é o responsável por o apresentar em homenagem ao seu falecido Fox Terrier, Mutt. Este ano, o patudo vencedor será anunciado já esta semana, a 27 de maio, e irá receber a tão conhecida coleira personalizada. Além de Toby, o júri conta com diversos críticos de cinema internacionais responsáveis por escolher a melhor atuação de um cão ou grupo de cães num filme exibido no festival.
Para este ano, diversas longas-metragens contam com estrelas de quatro patas, como “Les Meutes”, do realizador Kamal Lazraq, e a comédia finlandesa “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki, que parece ser a favorita entre os telespectadores.
O filme segue a história de Ansa, que trabalha num supermercado e de Holappa, um ex-alcólico. Os dois cruzam-se acidentalmente numa noite e apesar das divergências, tentam construir um relacionamento. Na longa-metragem, a estrela de quatro patas faz o papel do cão de Ansa e está a ser bastante elogiada pela crítica.
“O cão é um toque maravilhoso e, francamente, é o meu escolhido para o Palm Dog. Não vou revelar o seu nome porque é uma surpresa agradável enquanto assiste o filme”, escreveu o crítico Pete Hammond à “Deadline”.
No ano passado, a grande vencedora foi Brit, uma Poodle que participou de “War Pony”, o filme de drama que marcou a estreia da atriz Riley Keough e da produtora Gina Gammell como realizadoras. Já no ano anterior, foram Rose, Dora e Snowbear, três Springer Spaniels, as cadelas premiadas pelo filme “The Souvenir Part II”, protagonizado pela atriz britânica Tilda Swinton.
Já em 2019, o Pitbull Brandy, de “Era Uma Vez Em… Hollywood”, realizado por Quentin Tarantino e protagonizado por Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, foi o patudo premiado. Apesar de muitas vezes os cães não poderem estar presentes, são representados em grande estilo. A coleira de Brandy, por exemplo, foi recebida por Quentin Tarantino. Já o trio vencedor de 2021, teve a honra de ser representado por Tilda Swinton.
“Honestamente, este é o melhor prémio que poderíamos ter conquistado”, disse a atriz cujo filme estava nomeado a três outras categorias que não ganhou. “Tentei trazê-las para cá, mas elas estão ocupadas. Ouvi dizer que estão na praia nas Terras Altas da Escócia”, brincou.
Além de celebrar os animais atores, durante os dias que antecedem a premiação principal, o Palm Dog presta várias homenagens à animais que se destacam na vida real como cães polícias, de busca e resgate e de suporte emocional.
O Festival de Cannes decorre anualmente em França e este ano chegará ao fim no próximo sábado, 28 de maio.
Carregue na galeria para saber mais sobre o Palm Dog e conhecer a estrela favorita deste ano. Pode acompanhar mais sobre as aventuras de Toby Rose com os patudos através do Instagram do evento.