Animais

No Politécnico de Coimbra os cavalos são a solução para o stress da vida académica

O projeto Horse Buddy está aberto a alunos das seis escolas superiores da academia e decorre até 16 de maio.
“Horse Buddy” pretende desanuviar o stress dos estudantes através do contacto com cavalos.

O Politécnico de Coimbra implementou uma medida singular que procura a melhoria da saúde mental dos estudantes das suas escolas: o contacto com cavalos. Os alunos têm a oportunidade de descontrair, no final do dia, enquanto escovam, limpam ou acariciam cavalos na Escola Agrária.

O projeto Horse Buddy”, completamente gratuito, é desenvolvido por investigadores das Escolas Agrária e de Tecnologia da Saúde, integrando-se numa iniciativa mais vasta, a “+SaBe”, que se foca na promoção da saúde psicológica no Politécnico de Coimbra.

Para Carolina Ramos, estudante do primeiro ano da licenciatura em Animação Socioeducativa, as sessões com os cavalos oferecem um alívio imediato. “Chego aqui um bocadinho acelerada, mas vou para casa mais calma. Estar ao pé de um animal enorme, que é uma paz de alma, ajuda-me a relativizar os problemas”, revela em entrevista à Lusa, citada pela RTP.

Com 35 estudantes inscritos até agora, o projeto tem-se revelado um sucesso. Os alunos não só beneficiam do impacto positivo do contacto com os cavalos, como também desenvolvem novas amizades e habilidades sociais. De acordo com Ana Paula Amaral, coordenadora do projeto, a iniciativa tem precisamente como objetivo o desenvolvimento de competências relacionais e comunicacionais, a promoção da regulação emocional e a prevenção do abandono escolar.

Segundo Pedro Bravo, investigador e docente da Escola Agrária e membro do projeto, a proposta do “Horse Buddy” é oferecer aos alunos um espaço seguro para a regulação emocional. “Quisemos trazer a mais-valia do relaxamento para os alunos, com atividades como escovar, passear com o cavalo à mão, alimentar, higienizar as instalações e, se desejado, praticar equitação”, afirma.

As sessões com os animais decorrem até 16 de maio, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra.

De seguida, carregue na galeria para recordar a história de Whitetop, o lama mais velho do mundo que ajuda a aliviar o stress de jovens e miúdos com doenças crónicas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT