Num só dia, Bear voltou a andar, celebrou os seus 12 anos e salvou a vida de um homem desaparecido. O Pastor-alemão reformou-se do trabalho como cão-polícia em 2020 e atualmente, trabalha como cão de terapia a ajudar os polícias a superar os traumas do dia a dia. Contudo, nunca esqueceu tudo o que aprendeu durante quase uma década ao lado das autoridades inglesas.
Em novembro, o cão foi submetido a uma cirurgia delicada para remover dois tumores benignos. E no passado dia 28, quando recebeu alta para fazer o seu primeiro passeio longo ao lado da tutora, a polícia reformada Julia Pope, e do seu marido, também polícia, fez o que há anos não estava habituado: encontrou um homem desaparecido.
Tudo começou quando a responsável levou o companheiro para um passeio. No caminho de volta para a casa, Bear mudou por completo o comportamento “Foi a primeira caminhada a sério desde a cirurgia e pensávamos que seria tranquila, mas acabou por ser bastante dramática”, revelou Julia ao canal irlandês RTÉ News.
O Pastor-alemão “entrou em modo de trabalho” e começou a apontar para uma “área de vegetação densa”. De seguida, começou a levar os tutores até o sítio onde acabou por encontrar um homem numa situação vulnerável.
“O homem estava confuso, molhado, com frio, tinha caído e não conseguiu levantar-se sem ajuda”, recordou. “Não tenho a certeza se teria sobrevivido à noite, pois estava extremamente frio e quase escuro naquele momento, sem mais ninguém por perto. A área estava fora do trilho e seria muito fácil perder-se, especialmente no escuro.”
Depois de entrar em contacto com as autoridades, Julia descobriu que a vítima se tratava de uma pessoa desaparecida que já estava a ser procurada pela polícia, mas sem sucesso. “É realmente um golpe de sorte incrível estarmos no lugar certo, na hora certa. Dois ex-polícias e um cão-polícia reformado”, apontou.
Bear foi adotado por Julia no ano em que se reformou, após o seu tratador não conseguir ficar consigo. Desde então, o Pastor-alemão juntou-se à associação solidária Thin Blue Paw Foundation, que presta apoio a cães-polícias reformados. Foi através da organização que os tutores conseguiram o tratamento e a cirurgia após o patudo perder o movimento das patas traseiras no verão de 2023.
O cão precisou de uma ressonância magnética de emergência e de uma cirurgia para tratar quatro hérnias discais na coluna, que se acredita terem sido causadas pelos seus anos de trabalho como cão-polícia.
“O Bear é um verdadeiro herói. O seu treino e instinto entraram em ação e ele conseguiu levar os seus donos, que também eram ex-polícias, a este homem vulnerável que precisava de ajuda urgente”, disse Kieran Stanbridge, o curador da associação. “Graças ao Bear, o homem recebeu a ajuda que precisava das autoridades locais.”