Nortenha e Spartacus podem viver a alguns quilómetros de distância uma da outra, mas a verdade é que as duas Águias de Harris têm rotinas muito semelhantes. Todos os dias, o primeiro passo é serem submetidas a uma pesagem, de forma “a ser calculada a quantidade de comida necessária” para ambas. Depois da preparação do pequeno-almoço, partem para o dia de trabalho no Centro Comercial Alvalade (CCA) e no Spacio Shopping, nos Olivais, respetivamente.
“Após esta preparação da comida, o técnico de controlo de avifauna desloca-se com a ave para a esplanada, afastando logo algum pombo que exista no local, com voos controlados da águia”, começa por explicar à PiT Rui Miguel Pereira, Assistente Operacional do Spacio Shopping. “O trabalho e o treino são feitos através do reforço positivo, dando um pouco de comida como recompensa à ave sempre que esta executa uma ação correta”.
Se já visitou alguns dos espaços, provavelmente já se deparou com as duas águias em ação. Em Alvalade, pode encontrar Nortenha ao lado de Pedro Correia e no Spaccio Shopping, nos Olivais, é nos braços de Sara Silva que Spartacus passa grande parte do seu dia.
“O principal trabalho do técnico de controlo de avifauna e da sua águia é criar um campo de dissuasão, através da presença da ave e de voos controlados. Nas cidades, o principal foco é para espantar os pombos e gaivotas”, avança Rui.
Apesar de chamarem a atenção dos visitantes, Rui alerta que é estritamente proibido tocar nas aves. O Assistente Operacional do Spacio Shopping partilha que Nortenha e Spartacus são como os cães-polícia — devem ser apreciadas apenas com o olhar.
“O contacto é apenas visual. Os clientes não podem tocar nas aves, uma vez que são animais de trabalho e com um treino específico”, avança. “As aves, mesmo em voo, nunca irão procurar interagir com nenhuma pessoa, tirando o técnico que trabalha com elas. Contudo, sempre que os clientes perguntam se podem fotografar a ave, os técnicos acedem a esse mesmo pedido com todo o gosto”.
A iniciativa foi implementada em ambos os espaços em setembro de 2022, em sequência da “necessidade de resposta aos problemas causados pelos pombos e gaivotas nas esplanadas, quer na questão de higiene, quer na segurança”. Desde o início, Rui garante que estão “muito satisfeitos” com os resultados obtidos desde então.
No final do dia de trabalho, Nortenha e Spartacus regressam para as suas instalações. “Estão situadas nos locais onde trabalham, de modo a evitar quebrar a rotina, e procurando não as stressar com transportes desnecessários para fora do local”.
De seguida, carregue na galeria para recordar a história de Murphy, a Águia-de-cabeça-branca macho que tentou chocar uma pedra nos Estados Unidos e acabou por ganhar um filhote aos 31 anos.