Animais

Nova foi abandonada na auto-estrada com um bilhete. “Cadela e transportadora grátis”

A mix de Pitbull tem cerca de dois anos e, graças a uma publicação no Facebook, uma voluntária foi resgatá-la.
Tem cerca de dois anos.

Na altura das festas, Nova foi abandonada. O que era suposto ser um mês repleto de amor, companhia e carinho, tornou-se num pesadelo para a mix de Pitbull. Deixada na berma de uma auto-estrada numa transportada, ficou à espera que alguém passasse por ali e não ficasse indiferente. Foi vista várias e várias vezes até alguém, finalmente, decidir partilhar a sua situação nas redes sociais. Em menos de um hora, foi recolhida.

Vi a publicação alguns minutos depois de ser partilhada e cheguei até ela antes que o post chegasse à marca de uma hora”, contou Madison Nygard, uma voluntária do Pawfect Match Rescue, um grupo de resgate na Carolina do Norte, Estados Unidos, à revista “People”. No local, encontrou uma cena insólita: a patuda dentro da jaula com um bilhete em que se lia “Cadela grátis, transportadora grátis” numa folha A4.

“O que aconteceu para eles decidirem: ‘Deixe-me colocar esta cadela numa caixa sem qualquer apoio, na estrada, numa época de quatro graus durante o dia, à frente de uma food truck numa estrada movimentada?’ “, questionou-se a amante de animais. Embora não tenha encontrado a resposta, tinha uma certeza — o futuro de Nova seria diferente do presente.

Quando chegou ao lar da voluntária, era como se tivesse saído só para um passeio. Nova não estava assustada e muito menos desconfiada. Assim que viu o filho e marido de Madison, encheu-os de beijinhos e, em seguida, deitou-se no sofá. O comportamento não era de um cão vadio e a jovem teve ali a certeza de que a patuda estava habituada a viver numa casa.

“O meu filho ficou muito triste quando a trouxe e disse:  ‘Ah, não, ela perdeu a família. O que vamos fazer, mamã?’ Disse-lhe que ela iria ficar bem e que iríamos cuidar dela a amá-a. Agora, toda vez que a vê, ele diz: ‘Nova, anda cá. És a minha melhor amiga’”, partilhou.

A 6 de dezembro, durante uma consulta veterinária, foi descoberto que a mix de Pitbull tem cerca de dois anos, pesa 11,3 quilos e é completamente saudável. E tudo indica que já encontrou a sua segunda oportunidade de ser feliz. Monica Horvath, coordenadora de cães adultos e gerente de operações da associação, mostrou interessem em adotá-la.

“Ela tem uma adotante potencial, maravilhosa e bastante interessada”, referiu Madison, acrescentando que a adoção irá ser oficializada depois de o período obrigatório de espera para ser recolhida pelos responsáveis chegar ao fim. Por outro lado, apesar de estar prestes a ter um final feliz, Nova não é o primeiro e de certeza não será o último animal salvo pela associação.

“Vemos isso diariamente. Se não é um cão numa jaula, são cachorros em baldes enquanto chove, e temos de rezar para que não se afoguem”, lamentou. “Há outros atirados dentro de caixas e todos nós, voluntários, estamos sempre preparados. Se virmos um saco, uma caixa ou outro objeto na berma da estrada, paramos para ver se há um animal ali”.

Em outubro, Olivia também viveu uma situação semelhante. A Pitbull parou vários carros na auto-estrada e implorou para ser salva, mas foi sempre ignorada até que uma salvadora resolver intervir. Hoje, vive feliz com a nova família e “nunca irá saber o que é ser indesejada”.

Carregue na galeria para ver fotografias de Nova e Olivia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT