“Quanto mais anos passam, mais rabugento fica”. É daquelas pessoas que associa o envelhecimento à perda de humor e paciência? Pois bem, está estudado que, quanto mais velha uma pessoa vai ficando, menos sociável se torna. Com os animais, o processo parece ser o mesmo.
Um estudo conduzido pelo investigador Josh Firth, da Universidade de Leeds, concluiu que o comportamento dos animais em relação aos seus pares é semelhante ao dos humanos. No entanto, ao contrário do que acontece com as pessoas, esta tendência pode ser benéfica para a saúde dos patudos.
A amostra contou com animais como veados selvagens, insetos, macacos e pássaros e o estudo revelou novos dados acerca da relação entre a idade e as relações com os outros, explorando as causas e consequências deste fenómeno. “De um modo geral, parece haver um padrão muito geral de indivíduos que se tornam menos sociais com a idade”, disse Josh Firth.
De entre as causas para este comportamento, Firth realçou que “é possível que os indivíduos mais velhos estejam menos ligados socialmente porque não precisam de partilhar informações da mesma forma que os indivíduos mais jovens”. No que diz respeito às consequências, o especialista destacou um ponto bastante benéfico: menos interações pode significar menos infeções, o que para os animais, que veem o seu sistema imunitário enfraquecer com a idade, é muito importante.
É exemplo disso a conclusão de um estudo baseado em interações sociais observadas em Macacos Rhesus: os animais mais velhos tinham menos probabilidades de desenvolver doenças particularmente graves para o seu grupo etário quando apresentavam menos ligações sociais.
O investigador participou noutro estudo, no qual foram analisadas as infeções causadas por parasitas, em fêmeas selvagens adultas de veado vermelho. Os dados revelados apontaram na mesma direção. “Descobrimos que, no geral, é mais provável sermos infetados por estes vermes à medida que envelhecemos, mas podemos compensar isso se não interagirmos com tantos indivíduos”, partilhou Josh.
Segundo Firth, “as populações de animais são um ótimo objeto de estudo das regras fundamentais através das quais o envelhecimento pode moldar as sociedades”.
De seguida, carregue na galeria e recorde os “sim” e os “não”, no que toca aos cuidados que deve ter com um cão na sua velhice.