Animais

Minuette teve cancro e perdeu os seus 4 filhotes. Ainda tem esperança de ser feliz

É um dos gatos mais antigos da Associação Missão Animal, em Amarante. A doença tirou-lhe as orelhas, mas não a vontade de viver.
Tem entre sete e dez anos.

Foi numa colónia em Amarante, no Distrito do Porto, que Minuette viveu quase uma década. A idade exata da gata salva pela Associação Missão Animal é desconhecida, mas os voluntários que a têm acompanhado estimam que já não seja nova e que tenha entre sete e dez anos. A patuda já passou por muito e está agora à procura da tranquilidade que nunca teve.

“Ela foi resgatada com cinco filhos, todos muitos fraquinhos”, conta à PiT a associação fundada por um grupo de jovens. “Só um sobreviveu e ainda está para adoção”, acrescenta. A mamã estava em péssima condições e, além do carcinoma das células escamosas (CEC), o segundo cancro de pele mais comum, estava subnutrida testou positivo para FIV, a SIDA dos gatos.

“Ela ainda não está a 100 por cento, mas o processo de recuperação tem sido bastante positivo”, frisa. Apesar de todo o trauma, Minuette nunca desistiu de viver e é uma verdadeira guerreira. Atualmente, tem “análises para repetir” mas já está pronta para encontrar um lar quentinho e com muito amor que lhe dê a vida que merece.

A felina é um dos animais mais antigos a viver na associação, bem como a “mais invisível para os adotantes”. Os traumas que carrega, juntamente com a aparência diferente do habitual, tem sido os principais problemas para a mamã. Contudo, está longe de ser arredia. “É meiga mas um pouquinho assustada”, diz.

Minuette dá-se bem com outros gatos, mas é necessário um período de adaptação. Já com cães, nunca teve contacto. “Ela precisa de uma família paciente para desenvolver a confiança”, partilha. “Adora miminhos e paté”, conclui.

A patuda tem uma página na PiTmatch, a plataforma de adoção da PiT. Caso queira ajudar mas não possa oferecer-lhe um lar, pode enviar donativos monetários diretamente a associação para auxiliar com a sua alimentação e despesas por cobrir através do IBAN (PT50 0035 0160 00076654 330 08) ou Mbway  (+351 910 822 843).

Assim como ela, Açúcar ainda espera pelo seu final feliz. A gata da mesma associação também teve cancro de pele e perdeu as duas orelhas. É um doce, mas também teve muito poucos interessados na sua adoção até o momento.

Carregue na galeria para conhecer Minuette.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT