Animais

O chão está quente? Proteja as patas do seu cão com calçado adequado

Sapatilhas, botas ou simplesmente meias. A variedade é grande e o difícil é escolher.
Almofadinhas em segurança.

As elevadas temperaturas obrigam a que passeie o seu cão em horas mais “frescas” – se é que isso é possível neste momento. Ainda assim, o piso continua muito quente, podendo queimar as almofadas das patinhas do seu amigo de quatro patas.

A pensar nisso, existem já várias marcas que fabricam calçado para cães, como a RifRuf, a Pawz ou a Ruffwear.

E existe todo o tipo de calçado, para as mais variadas ocasiões, temperaturas e pisos. Há sapatilhas impermeáveis, botas de trekking e de inverno [para o gelo] ou simplesmente calçado para proteger as patas. O difícil vai ser escolher.

As patas dos cães são muito mais resistentes do que as solas dos nossos pés, mas elas não resistem a tudo. Assim, em algumas situações deve proteger as patas do seu amigo para evitar ferimentos ou queimaduras.

E são muitas as situações em que ele deve usar “sapatos”: em caminhos com piso irregular ou pedras afiadas, quando passeia na rua sobre asfalto quente, quando está muito frio e o chão da rua fica coberto de gelo ou neve, para proteger feridas ou cortes que ele tenha nas patas, e quando corre o risco de escorregar ou deslizar.

O calçado para cães é, regra geral, suave e elástico, sendo bastante parecido com as nossas meias.

Qual a finalidade?

Os critérios para escolher o calçado adequado para o seu cão dependem, antes de mais, da sua finalidade. Assim, para cães com ferimentos nas patas, os sapatos não devem ter um revestimento interior de algodão e devem ser feitos de tecido respirável.

Por outro lado, se o patudo for andar em locais com água, o calçado deve ser impermeável – ou seja, feito de neopreno, por exemplo.

Se o seu cão for usar os sapatos em superfícies lisas, escolha sapatos com uma sola com relevo e antiderrapante.

Já os sapatos ou botas feitas de tecidos grossos e materiais isolantes são indicadas para usar no inverno, quando os pisos exteriores estão muito frios.

Existem ainda modelos de sapatos para cães que incluem elementos refletores para aumentar a visibilidade nos passeios noturnos. E também botas ortopédicas para cães com dificuldade em caminhar, seja pela idade, por algum ferimento ou por problemas de saúde como artrite.

Que tamanho escolher?

Para saber qual o tamanho adequado para o seu cão, meça o comprimento da parte inferior da pata do seu cão e a largura no ponto mais largo. Em seguida compare com as especificações do produto.

Em alguns casos, é também mencionada a altura dos sapatos ou botas. Para que o patudo fique confortável, a altura do cano dos sapatos deve ficar um pouco acima da parte anterior da pata. Se o seu patudo tiver algum ferimento na pata, certifique-se que o calçado não está demasiado apertado.

Seja que calçado for, é para ser usado apenas de vez em quando, porque os cães também precisam de gastar as unhas. E ao chegar a casa, quando o descalçar, faça a higiene das suas patinhas – com um lenço humedecido ou outro produto específico para a limpeza das patas.

Percorra a galeria para conhecer alguns dos modelos de calçado à venda para proteger as patas do seu cão.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT