Animais

O comedouro inteligente que dá a ração certa ao gato certo. E não se deixa enganar

Com tecnologia de reconhecimento visual, o Mookkie só abre a tampa quando reconhece o animal que está associado àquela ração.
Mookkie revoluciona a gestão da alimentação do seu gato.

O mundo dos gadgets tem dado cartas também no reino animal e são cada vez mais os produtos que têm vindo a facilitar a vida dos pets e dos seus tutores. Um deles destina-se aos gatos de uma mesma casa que comem rações diferentes: é o dispensador inteligente de comida, que disponibiliza a ração certa, na quantidade certa, ao gato certo. E como? Através da tecnologia de reconhecimento facial.

É isso mesmo. Com o dispensador Mookkie, criado pela empresa italiana Volta, acabou-se a confusão na hora de comer. Se estiver fora de casa e tiver dois gatos com uma alimentação diferente, este produto é para si, bastando comprá-lo em dose dupla. E não só fornece a ração certa ao gato que a come, como também a quantidade adequada.

Como se processa? Este dispensador, que pode personalizar com o nome do animal, possui uma câmara frontal que identifica os animais quando estes se aproximam e reconhece-os. Por isso, fique descansado porque o seu Garfield só irá comer a ração que lhe compete, não conseguindo chegar à comida do dispensador do companheiro Simba – o que ajuda muito quando algum deles (ou ambos) precisa de uma ração especial.

Assim que reconhece o animal associado, o dispensador abre a tampa e este pode comer. Se o seu gato amarelo não comer a ração toda, e o seu gato preto, por exemplo, for uma comilão e tentar ficar com as sobras, esta máquina também deteta intrusos. Ou seja, se surgir um outro gato, não associado ao dispensador, não terá acesso à comida. Nem sequer uma ave, um cão ou outro animal conseguirão aceder à comida.

O seu sistema de fecho mantém também a comida crocante e impede que formigas, moscas e outros insetos lá cheguem.

De configuração e utilização simples, pode receber notificações e clipes de vídeo, bastando para isso associá-lo a à app. Além disso, possui uma luz suave que permite que o pet e o dono localizem facilmente o dispensador sem agredir a vista.

O Mookkie, que foi apresentado na Feira de Eletrónica de Consumo em Las Vegas, em 2019, foi um dos produtos premiados no evento. A patente já está registada e no website já é apresentado um preço indicativo de 299 dólares (277 euros, ao câmbio atual). E embora a apresentação seja toda feita em torno dos gatos, é possível que os cães e outros animais venham a beneficiar também desta invenção.

Percorra a galeria para perceber melhor como funciona este dispensador.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT