Animais

O gato que não vê ‘viu’ a sua vida mudar. Hoje é modelo e vive em Cascais

Pinhão foi atropelado e reabilitado. Um artigo da PiT ajudou-o a encontrar um lar — agora é uma das caras da marca da tutora.
É adorável.

Pinhão foi do lixo ao luxo no sentido literal da expressão. O gato foi encontrado atropelado no Seixal e esteve numa situação muito crítica — foi submetido a uma cirurgia, perdeu um olho e acabou por ficar cego do outro, mas nunca desistiu. Agora, passado um ano desde que foi adotado, continua a trazer alegria para a família de Vanda Fontes. 

Foi através de um artigo da PiT, que contava a história do gato de três anos, que a analista de dados de 31 anos ficou a conhecer a sua história e não ficou indiferente. “O meu coração mole não aguenta ver um gato com tão pouca probabilidade de ser adotado e sem hipótese de se adaptar num gatil”, começa por contar à PiT, entre risos. 

Vanda cresceu rodeada pelos gatos do seu pai e o seu atual cão, Rufus, também nunca se importou com os felinos. “Foi uma decisão muito fácil e natural”, diz sobre a adoção de Pinhão. “Quando o trouxe tivemos de fazer algumas adaptações em casa, o Rufus teve de ter mais paciência pois sempre que o Pinhão chocava contra ele, assustava-se e dava-lhe uma patada, mas agora já estão habituados um ao outro.”.

Quando o felino chegou à família, Vanda tinha acabado de criar uma marca de camas para animais, em homenagem a Java, uma São Bernardo que foi também adotada com vários problemas de saúde. Este ano, a PawzzZ — Pet Decor ganhou um site e para promover os produtos, a tutora teve a ajuda de alguns modelos de quatro patas — e Pinhão não ficou de fora. 

É um modelo natural.

Pinhão foi resgatado pelo Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal que fez de tudo para o ajudar. Em março de 2023, o felino estava numa situação crítica e os voluntários correram até ao local, deparando-se com um gatinho cheio de dores e com um olho prestes a saltar. Foi internado de imediato.

O olho teve de ser removido e Pinhão foi também submetido a uma cirurgia às mandíbulas e ao céu da boca. Com os cuidados veterinários e muito carinho, acabou por estabilizar e ir melhorando aos poucos, mas passou por um processo de recuperação difícil – passado um mês, teve uma recaída, o que obrigou a novos exames. Mas, contra todos os receios, o resultado foi animador.

Em junho daquele ano, depois de muito tempo sem receber candidatos para a sua adoção, encontrou o seu final feliz ao lado de Vanda. E hoje, só quer saber de mimos, brincadeiras e, claro, petiscos. 

“O Pinhão é um gato engraçadíssimo. Brinca imenso, é super atento a todos os barulhinhos e muito carinhoso. Quer estar sempre deitado ao pé de nós, deita-se ao colo de todos os que vêm cá a casa”, partilha a tutora. “É louco por apanhar sol e está sempre a ver o que consegue roubar para comer. Até se senta com os cães na hora dos treats”.

A seguir, carregue na galeria para conhecer Pinhão e saber mais sobre a PawzzZ — Pet Decor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT