Acordar cedo não é para todos, e certamente não é algo que Chada, uma ursa de 24 anos, goste de fazer. Depois de viver em condições miseráveis — era usada em circos e espetáculos —, a gigante só quer ter uma reforma tranquila no santuário onde vive há quatro anos na Ucrânia. E hoje em dia, é isso que tem. A sua nova vida é tão boa que o motivo pela qual Chada se tornou viral nos últimos dias fala por si próprio.
Um vídeo da ursa a acordar ganhou fama e não faltaram pessoas a identificar-se com a gigante. A princípio, tudo indicava que se tratava de um urso a levantar-se de um período de hibernação. Afinal, víamos o animal a sair da toca lentamente, com o pelo desajeitado e com uma expressão desnorteada que apontava que não via a luz do dia há alguns meses. Porém, era apenas Chada a acordar para mais um dia.
“Esta sou eu a começar a semana de trabalho. Bom dia, somos todos a Chada na segunda-feira”, escreveu o White Rock Bear Shelter no TikTok. Em menos de uma semana, o momento já conta com mais de 22 milhões de visualizações na rede social, além das milhares de partilhas em outra páginas de animais e entretenimento.
@whiterockbearsanctuary Це я починаю робочий тиждень. Доброго #ранку. Ми всі трохи Чада з понеділка This is me starting the work #week. Good morning. We’re all like Chada on Monday #mondaymotivation #понеділок #кудипітикиїв ♬ оригинальный звук – Whiterockbearsanctuary
Embora Chada esteja a ser vista como um símbolo da preguiça, a ursa é muito mais ativa do que os utilizadores pensam. Todas as manhãs, depois do sono passar, faz diversas atividades sempre com muita alegria. “Chada teve uma vida difícil, mas continuou a lutar e tornou-se na estrela da nossa família de ursos por causa de seu caráter e entusiasmo pela vida”, partilhou o santuário especializado em resgatar ursos de condições de maus tratos.
Entre as atividades que mais gosta de fazer está brincar com árvores e com água. Num outro vídeo partilhado pelo espaço, é possível ver a peluda a atirar água para cima. “Não podemos desfazer o que outras pessoas fizeram com ela, mas tentamos fornecer condições adequadas e a oportunidade para ela ser uma ursa”, frisou.
Nesta segunda-feira, 15 de maio, Chada foi “adotada” por uma amante de animais. Por um valor de 30€, o santuário permite que um dos seus ursos sejam apadrinhados pelos seus admiradores e todo o valor é convertido para os seus cuidados.
Carregue na galeria para conhecer a preguiçosa e adorável Chada.