O Corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça foi acionado terça-feira, dia 26, para o resgate de cães bebés que estariam presos dentro de uma manilha na estrada. O alerta foi dado por volta das 16h45, através de populares que, ao passar na estrada nacional 368, sentido Alpiarça-Santarém, avistaram dois cachorrinhos.
Para o resgate foram mobilizados dois veículos e três operacionais que contaram também com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alpiarça e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
Durante a operação de resgate, os profissionais enfrentaram algumas dificuldades devido ao local onde os filhotes se encontravam — uma manilha de quase 12 metros. “As operações de resgate foram dificultadas pelo tamanho da manilha, que tinha aproximadamente 12 metros, assim como por se tratar de 8 cachorros” declarou à PiT Sérgio Paulino, 2.º Comandante dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.
A operação foi bem sucedida, tendo tido o apoio não só dos profissionais como dos populares que identificaram a situação. “Felizmente os três elementos dos BMA, GNR Alpiarça, SEPNA e os 3 populares que identificaram a situação, estiveram sempre presentes nas manobras de resgate.” partilhou o Comandante.
Ao todo foram retirados oito cães bebés que foram prontamente acolhidos pelos populares presentes no terreno. “Os populares foram, na minha opinião, os verdadeiros heróis desta história pelo facto de terem ficado com os 8 cachorros.” afirmou Sérgio Paulino.
O acontecimento foi partilhado nas redes sociais da corporação de bombeiros, e os resgatados derretem agora o coração de quem vê as fotos.
Veja também. Percorra a galeria para conhecer os patudos e ver mais sobre o resgate.