Bem-estar. Um tema muito debatido na sociedade, que luta, cada vez mais, contra problemas de saúde mental. Os métodos utilizados para combater a ansiedade, o stress, a depressão e tantas outras condições são variados, mas a escola primária Waterside, em Chesham, “descobriu” um, no mínimo, curioso: a adoção de porquinhos.
Cow Pig, Mr. Socks e Dobby são os três porquinhos que foram adotados pela escola britânica através do programa “Pigs for Schools” (Porcos para Escolas), criado pela Kew Little Pigs, uma quinta com porcos em miniatura, localizada em Amersham, Buckinghamshire.
Os animais têm feito as delícias dos alunos, que viram reforçados valores como a responsabilidade e a educação, desde a chegada dos porquinhos. “Foi maravilhoso ver como as crianças se afeiçoaram naturalmente aos porcos. Quando vão para a pocilga, parecem outras pessoas, todo o seu comportamento muda”, contou a professora do 4.º ano, Olivia Goddard.
É exemplo disso a função “Pig Rangers”, criada pela escola, e na qual os alunos mais velhos têm de alimentar e limpar os porcos todas as manhãs, antes das aulas. Em tom de brincadeira, a professora confessou ter ficado “muito impressionada com o facto de os alunos não terem qualquer pudor em apanhar o cocó do porco”.
Os três suínos parecem, também, estar a adorar a experiência. No site da escola é possível ler: “eles são extremamente mansos e, quando lhes acariciamos a barriga, ficam deitados, sorriem e fecham os olhos. Não há nada que lhes agrade mais do que estar na água lamacenta ou fazerem parte da agitação criada pelas crianças e pelos adultos”.
Bastante contente com o impacto dos animais junto das crianças, a professora da escola primária sublinhou: “esta foi uma das coisas mais espantosas que fizemos: não só ajudou as crianças, ensinando-lhes responsabilidade e carinho, mas também é muito bom para o seu bem-estar”.
O programa ‘Pigs for Schools’
Atualmente, são mais de 100.000 as crianças que já beneficiaram deste programa e a fundadora da Kew Little Pigs, Olivia Michael, não esconde a felicidade. “O programa ‘Pigs for Schools’ é realmente um grande orgulho para nós, e o nosso objetivo é que todas as crianças tenham acesso a interações regulares com animais”.
O projeto surgiu da necessidade de proporcionar – às crianças que não tenham animais em casa – momentos de interação com os patudos. “Cuidar de um animal em casa não é possível para algumas crianças que não podem ter animais de estimação, mas ao passarem tempo com os porcos desta forma, obtêm também todos os grandes benefícios sociais e emocionais”, afirmou a responsável pela organização.
Para poderem receber os porcos, as escolas devem provar que dispõem de espaço suficiente, criar um plano de cuidados para com os animais e fazer um curso de criação de porcos.
De seguida, carregue na galeria para descobrir mais acerca destes três felizes porquinhos.