Golden é uma pequena cidade norte-americana com cerca de 20 mil habitantes. Mas no passado sábado, 4 de fevereiro, conseguiu juntar mais de mil cães Golden Retriever num só sítio. A data marcou mais uma edição do “Goldens in Golden”, um evento para celebrar a raça que, nos Estados Unidos, tem um dia nacional só para ela, celebrado a 3 de fevereiro.
A cidade localizada no Estado do Colorado preparou um dia especial para os patudos com direito a fanfarra, brinquedos, retratos, lojas, petiscos e até chantilly para cães. O evento foi pensado pela Visit Golden, responsável pelo turismo da pequena cidade histórica, e contou ainda com a presença da Golden Retriever Rescue of the Rockies, uma associação local sem fins lucrativos de resgate e informações sobre a raça.
“Os Golden Retrievers e a Golden, Colorado, realmente complementam-se” disse Megan Pinson, porta-voz da Visit Golden, antes do evento, segundo o canal televisivo de notícias “9NEWS Denver”. “Os Goldens adoram os nossos trilhos para caminhada e gostam de socializar nos nossos parques para cães”.
O evento contou com patudos de todos os tamanhos: filhotes, jovens, adultos e seniores. Alguns até vinham vestidos com fatos divertidos. E, por outro lado, os Golden Retrievers não foram os únicos quatro patas a fazerem a festa. Os tutores de Goldendoodle, mix de Poodle com Golden Retreiver, não deixaram os seus companheiros de fora.
Apesar da cidade ser pequena, o que não faltaram foram tutores a virem de todo o país. Mary Matson, uma das visitantes, chegou a conduzir por 13 horas, desde o Estado de Minnesota, só para atender o evento com o seu cão e o seu marido. Graças a isso, a porta-voz da Visit Golden aproveitou para fazer um convite aos turistas.
“Após o Goldens in Golden, incentivamos as pessoas e os seus filhotes a aproveitarem um dia Golden [dourado, em português] juntos. E, é claro, voltar durante o ano para aproveitar todas as nossas ofertas”, disse.
Deste lado do mundo também há festa
Não há um dia especial só para os Golden Retrievers por cá, mas os cães também são celebrados deste lado do mundo. Afinal, foi na Escócia que surgiram os primeiros exemplares da raça. E em, 2018, no seu aniversário de 150 anos, cerca de 360 Golden Retrievers, com tutores a virem de 37 países, reuniram-se no condado escocês de Inverness-shire para celebrar a data.
Na altura foi feito um filme, de cerca de uma hora e nomeado “Guisachan Gathering”, para contar a origem de uma das raças mais populares do mundo na propriedade do Lorde Tweedmouth, chamada Guisachan House. Segundo este, a primeira ninhada surgiu em 1836 quando o proprietário cruzou Nous, um Retriever de pelagem encaracolada, com Belle, da raça extinta Tweed Spaniel.
A cadela deu à luz três filhotes: Crocus, Cowslip e Primrose, conhecidos como os primeiros filhotes Golden Retrievers. Desde então, a raça começou a ganhar fama e os animais eram usados maioritariamente como cães de caça. Por serem ótimos nadadores, ajudavam os caçadores na recuperação das suas presas como as aves.
Em 1908, começaram a surgir exemplares em Inglaterra. E 17 anos depois, foram registados na American Kennel Club, um dos maiores clubes de registo genealógico de cães de raça pura do mundo. Já hoje em dia, não há quem consiga resistir à uma das raças mais dóceis e amigáveis que conhecemos.
Carregue na galeria para ver o dia de festa do “Goldens in Golden”.