Animais

Cuidado com os ovos de Páscoa: o chocolate é altamente tóxico para gatos e cães

Um pequeno quadrado de uma tablete de chocolate ou um ovo de Páscoa pode ser suficiente e levar o seu cão à morte.
A culpa é da teobromina, um ingrediente que o organismo dos nossos animais de estimação não metaboliza.

Há vários alimentos tóxicos para cães e gatos e o chocolate é um dos mais perigosos. A culpa é da teobromina, um ingrediente que o organismo dos nossos animais de estimação não metaboliza. Apesar de os efeitos não serem iguais em todos os cães e gatos — há aqueles a quem nem sequer faz efeito —, é preciso ter muito cuidado na hora de manusear uma tablete ou, nesta época do ano, um simples ovo de Páscoa. 

Isto porque a mínima quantidade de chocolate ingerida pode criar graves problemas de saúde e levar o seu cão ou gato à morte. 

Até hoje, não foi possível determinar a quantidade de chocolate, ou de teobromina, que provoca intoxicação, uma vez que cada animal tem o seu metabolismo. Mas uma coisa é certa: o chocolate preto contém mais teobromina do que o de leite.

Se o seu pet ingeriu um chocolate acidentalmente, recolha a maior informação possível sobre esse produto — veja a embalagem — e contacte de imediato o seu médico veterinário. Ele saberá o que deve fazer.

Mas há mais alimentos tóxicos para animais. Carregue na galeria e fique a saber o que nunca lhes deve dar para eles comerem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT