As galinhas são maioritariamente criadas como animais de quinta, porém, por vezes, é comum vermos algumas a serem tratadas como animais de companhia. Este é o caso de Peanut, agora eleita pelo Guiness World Records como a galinha mais velha do mundo, aos 21 anos. “Peanut é uma velhinha trémula agora, mas ela teve uma ótima vida”, disse a dona Marsi Darwin ao Guiness.
A ave foi abandonada pela mãe quando nasceu, a 1 março de 2002. O ovo de Peanut foi encontrado pela bibliotecária reformada que achou que já era tarde demais para salvar a galinha. Porém, quando foi deitá-lo fora, ouviu um barulho. “Acho que a Peanut tinha um forte instinto de sobrevivência e ‘chamou-me’”, sublinhou.
Desde que veio ao mundo, a ave criou “um forte laço” com Marsi. A sua mãe rejeitou-a e como resultado, durante os seus dois primeiros anos de vida, viveu numa jaula de papagaio na sala de estar da dona. Já adulta, foi viver do lado de fora com as outras galinhas da casa.
Embora a expectativa de vida das galinhas varie entre cinco e dez anos, segundo o Guiness, Peanut ultrapassou a marca sem qualquer problema. E só parou de procriar aos oito anos — o normal é pararem aos seis. “Tenho a certeza de que ela já viveu mais do que alguns dos seus filhos”, frisou Marsi. “Também já viveu mais do que vários dos nossos cães e gatos”.
@guinnessworldrecords Oldest living chicken 🐔 Peanut – 20 years 304 days 🇺🇸 #chicken #pets #bantam #guinnessworldrecords ♬ original sound – Guinness World Records
Peanut é uma galinha-da-índia, sendo a espécie considerada menor do que as outras. Apesar de atualmente já estar “velha demais” para procriar, quando era mais nova tinha um parceiro favorito: o galo Benny, que ainda hoje lhe faz companhia.
Durante os meses mais frios, a ave fica dentro de casa, onde partilha uma jaula com a filha Millie, de 15 anos. Peanut também adora interagir com os cães e gatos da família, assistir televisão no ombro da bibliotecária e pedir abraços. Também sempre responde quando é chamada.
Segundo a dona, o segredo para a longevidade da ave é ter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios e o mais importante: “Enchê-la de amor”. Marsi partilha que adiciona complementos de vitamina D no iogurte da ave e, por vezes, dá-lhe frutas e vegetais frescos.
Peanut, porém, não é a única galinha a conquistar corações. Já contámos a história de Filipa, a ave de dois anos criada como um cão que até tem ciúmes da dona e também adora assistir televisão. Quem sabe um dia Filipa, hoje com dois anos, consiga chegar na idade da “prima”.
Carregue na galeria para conhecer a galinha mais velha do mundo.