Animais

Peniche acolhe exposição sobre a biodiversidade do mar português

Mostra de fotografia subaquática de Nuno Vasco Rodrigues alerta para a importância da conservação marinha. A entrada é livre.
É uma das fotografias em exposição.

Intitulada “Mergulho no futuro: O Mar que queremos preservar” é o título da exposição de fotografia subaquática inaugurada quinta-feira, 29 de maio, na Sala Berlenga da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche. 

A mostra reúne imagens captadas pelo biólogo marinho e fotógrafo Nuno Vasco Rodrigues, reconhecido pelo seu trabalho de conservação e investigação no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Politécnico de Leiria. Além de investigador e docente na ESTM, é ainda coordenador de cogestão da Reserva Natural das Berlengas, usando a fotografia como ferramenta de sensibilização para a proteção da biodiversidade marinha de Portugal Continental, Madeira e Açores.

As 20 fotografias de grande formato, captadas ao longo de uma década, documentam a riqueza, a vulnerabilidade e a complexa interdependência que sustenta o ecossistema marinho nacional. Os protagonistas dos retratos são pequenos organismos como lesmas-do-mar, anémonas e crustáceos filtradores até grandes predadores dos oceanos, como tubarões e baleias. 

Estas imagens sublinham a importância da preservação dos oceanos e alertam para ameaças como a perda de espécies e a poluição, temas centrais na carreira de Nuno Vasco Rodrigues, distinguido por trabalhos de fotojornalismo e conservação da diversidade da vida marinha no Atlântico Norte.

Fotógrafo premiado internacionalmente, com mais de 1.500 horas de mergulho e contribuições regulares para publicações como a “National Geographic Portugal” e a “Oceanographic”, Nuno Vasco Rodrigues utiliza a sua lente para dar destaque a espécies ameaçadas, como o lobo-marinho, os meros e os tubarões-azuis. 

A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 9 às 17h30, até 31 de outubro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT