Joaquim precisava de um milagre e parece que este aconteceu. A “semana crítica” de cuidados acabou e as notícias não podiam ser melhores: o porco vietnamita já está sob cuidados da Animal Save & Care Portugal. À PiT, Alice Basilio, presidente da organização, havia partilhado que o suíno havia, aos poucos, voltado a comer e esta semana as melhorias continuaram.
Nesta quarta-feira, 6 de setembro, Joaquim recebeu alta do Hospital VetCentral Vecc, em Setúbal, onde foi acompanhado pelos veterinários Nuno Paixão e Miguel. No mesmo dia, Alice e o companheiro, Noel Santos, também responsável pela organização, foram buscá-lo. “O nosso Joaquim está recuperar”, disse à PiT, animada. Contudo, ainda tem um longo caminho para frente e os primeiros dias “não serão fáceis”.
“Ele ficou feliz de ter terra novamente para fuçar, fazer a sua caminhada, e um espaço onde se expressar. Mas tudo o resto é ainda demasiado novo, nunca na vida deve ter estado em contacto com porcos, ovelhas, cavalos, e aqui todos eles vivem em comunhão”, explica. O porco estava habituado a andar pelas ruas do Barreiro e, muitas vezes, era acompanhado por cães.
Agora, não está a ser fácil adaptar-se à nova mudança e vai ser preciso paciência. O suíno precisa receber medicação para tratar os problemas de saúde que ainda carrega e o próximo desafio para os cuidadores é descobrir quais “as melhoras formas” de o ajudar.
“Ele tem de aprender que estamos aqui para o proteger e cuidar dele. Sabemos que com tempo ele irá perceber que chegou a uma realidade melhor, onde nunca mais terá de sofrer de dores por negligência”, frisa. Apesar de ainda estar assustado e “perdido” depois dos conturbados dias que passou, está no caminho certo.
No início da semana, urinou pela primeira fez e foi uma verdadeira felicidade. “Nunca ficámos tão felizes por ver alguém urinar”, brincou a organização. Assim que foi resgatado, a 28 de agosto, Joaquim passou por uma cirurgia delicada para retirar uma pedra de 3,4 centímetros da uretra. Na altura, a presidente explicou-nos que já não conseguia urinar “há imenso tempo”.
View this post on Instagram
A 26 de agosto, vários residentes partilharam fotografias de Joaquim na rua sem se conseguir mexer. Apesar de já não ter mais espaço para acolher porcos — tem mais de 30 no momento —, a Animal Save & Care não ficou indiferente. Joaquim foi sedado pelas autoridades que contactaram a organização. Em princípio, acreditavam que o suíno tinha apenas uma perna fraturada mas os problemas acabaram por ser piores.
Há quem diga que o suíno anda pelo Barreiro há cerca de cinco anos, mas outros relatam que já o veem há oito. Seja qual for a data certa, Joaquim nunca teve qualquer acompanhamento veterinário e era alimentado com restos de refeições, carnes, vegetais, frutas e, por vezes, ração deixada em colónias de gato. Por causa disso, sofre de excesso de peso, problemas nos rins e na coluna, hipoglicemia e tem os valores de eletrodos errados.
“Os porcos dessa raça não precisam de muita comida para ficarem satisfeitos”, explica-nos Alice. Quando foi resgatado, pesava cerca de 60 quilos, quando o ideal para a raça e idade é de 40. Mas agora está a ser bem cuidado, a tomar medicação e tudo indica que, com as melhorias que tem apresentado, vai ter uma vida “longa e feliz” pela frente.
Os donativos para ajudar na sua recuperação podem ser enviados por MBway ou IBAN cujo números estão disponíveis nas redes sociais da organização.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Joaquim.