Animais

Porto prepara-se para celebrar os animais com visitas, caminhadas e muita animação

As atividades do Centro de Recolha Oficial de Animais promovem a adoção responsável e decorrem entre os dias 2 e 7 de outubro.
Todos os animais estão convidados.

Cães, gatos ou periquitos são os nossos melhores amigos, fazem uma festa assim que chegamos a casa e ficam sempre bem dispostos nem que seja com um simples passeio. Mas também é certo que cada vez mais vemos um aumento dos casos de maus tratos ou abandono animal. A pensar nisso, a cidade do Porto está a preparar uma semana inteira de atividades para celebrar o Dia do Animal.

O programa de eventos é abrangente e decorrerá entre os dias 2 a 7 de outubro. As atividades incluem visitas guiadas ao Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto (CROA), deslocações a centros de dia, um stand de adoção itinerante, uma caminhada de convívio e um dia aberto. As atividades são promovidas pela CROA e têm uma única missão: apresentar à comunidade os cães e gatos que aguardam por um novo lar, promover a adoção responsável e destacar as competências e serviços oferecidos pelo centro.

A semana comemorativa do Dia do Animal começa com visitas ao CROA por parte dos colaboradores de entidades municipais que, de uma forma ou outra, contribuem para a promoção do bem-estar animal. Durante a visita, serão explicadas as funções praticadas no centro e haverá ainda uma interação e contacto direto com os cães e gatos acolhidos.

Dada o sucesso da edição anterior, este ano o programa conta com a visita de cães do CROA ao Centro de Dia Senhora do Calvário, proporcionando aos idosos um dia cheio de energia e diversão em contacto direto com estes animais de companhia. Esta iniciativa vista aumentar a visibilidade do trabalho diário dos serviços municipais no resgate de animais feridos, abandonados ou vítimas de maus tratos.

No dia 4 de outubro, quarta-feira, entre as 10 horas e o meio-dia, o stand de adoção itinerante estará pelo Parque da Cidade e, na sexta-feira, dia 6, é a vez do Parque do Covelo no mesmo horário. O objetivo é apresentar animais acolhidos pelo centro que estão à procura de uma família adotiva.

A novidade da edição deste ano é uma caminhada-convívio que decorrerá no sábado, dia 7, entre as 10 horas e o meio-dia no Parque Oriental. O evento reunirá animais anteriormente alojados no centro e as famílias que com sucesso, os adotaram, para uma caminhada e convívio ao longo do parque. Os interessados podem também participar na caminhada, mesmo não tendo adotado anteriormente no CROA.

O percurso é à volta dos trilhos pedestres do parque, com início e término no mesmo local, junto à entrada pela Avenida Francisco Xavier Esteves. Prevê-se que o percurso seja de quatro quilómetros e dure aproximadamente 50 minutos.

A participação na caminhada está sujeita a algumas condições. É obrigatória a presença de um responsável maior de 18 anos para cada animal, assim como a posse de documento de identificação, vacinação atualizada, desparasitação e microship. Deverão ainda ser respeitadas as normas de circulação de peões na via pública, com a organização a reservar o direito de exigir o uso de açaime ou mesmo de impedir a participação de cães que demonstrem um comportamento agressivo em relação a outros animais.

Apesar de a participação ser gratuita, requer inscrição prévia, limitada a 40 cães. Pode fazê-lo online até segunda-feira, 2 de outubro. Para encerrar a semana comemorativa, a equipa do Centro de Recolha Oficial Animal do Porto estenderá o horário de atendimento e abrirá portas no sábado, dia 7, da parte da tarde, das 14 às 16 horas. É uma oportunidade para interessados visitarem os animais alojados e poderem escolher o mais novo membro da família.

De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns animais disponíveis na PiTmatch, a plataforma de adoção da PiT.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT