Os The Dog Photography Awards são prémios anuais que unem os patudos e a arte. Organizados à escala global, pretendem avaliar e dar a conhecer as melhores fotografias de cães, celebrando as particularidades que distinguem cada um. O concurso conta com um júri de 12 fotógrafos, de diversos cantos do globo.
O projeto estreou-se em 2021, com três categorias: “Retrato e Paisagem”, “Ação”, e “Estúdio”. As edições de 2022 e 2023 contaram com mais uma categoria: “Cães e Pessoas”. Para a edição deste ano, além das quatro já conhecidas, os concorrentes puderam ainda produzir obras para uma quinta temática, a de “Documentário”.
Ao todo, foram premiados 15 participantes. Para além dos vencedores, o júri atribuiu menções honrosas a 60 fotógrafos. O primeiro lugar garantiu um troféu e um valor monetário de 2500 euros.
As categorias
A categoria “Retrato” pretende que seja criada uma imagem que mostre a personalidade do cão e a ligação ao ambiente que o rodeia.
Para a categoria de “Ação” as imagens devem focar-se no movimento, com composições energéticas, que demonstrem algum tipo de atividade física.
“Estúdio”, por sua vez, é uma categoria que prioriza a capacidade de conjugação dos diferentes elementos técnicos, para produzir um retrato polido dos cães.
“Cães e Pessoas” pretende a captação da conexão emocional entre os cães e os seus tutores.
Por último, a mais recente categoria, “Documentário”, convida à produção de imagens que contem histórias autenticas dos animais, incluindo as suas rotinas ou situações e condições que lhes são particulares, demonstrando suas jornadas e o impacto da intervenção humana nas suas vidas.
Os cães vencedores
As fotografias deste ano apresentam composições variadas. Na primeira categoria, a obra de Rhea Nellen exibe um pastor branco, que posa elegantemente em frente a um museu.
A ação foi marcada por diferentes formas de movimento, mas foi a capa esvoaçante do Galgo de Regine Jensen que lhe garantiu o primeiro lugar no pódio.
No retrato, foi a “metamorfose” do cão (e da) salsicha, por Valerina Barbara Barriera Cassina, que mais se destacou,
“Cães e Pessoas” elegeu um vencedor criado por Jane Thomson no universo dos contos de fadas, para homenagear as crianças o programa da BC Children´s Hospital Pet Therapy.
A categoria de “Documentário” premiou a obra “Greenlandic Flat Tire”, de John Fabiano, que fotografou uma matilha de 13 Huskies num nevão na aldeia indígena de Siorapaluk, no Noroeste da Gronelândia, onde vivem menos de 70 pessoas.
Carregue na galeria e veja as 15 fotografias selecionadas nos Dog Photography Awards 2024.