As notícias de um possível animal bebé em Downing Street começaram com a chegada do novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, à residência oficial em julho. Mas só agora a primeira imagem do filhote de gato Siberiano foi revelada — e Larry, o felino mais famoso do número 10 daquela rua, já respondeu.
Keir Starmer já tinha demonstrado o interesse em ter um outro animal na residência oficial. Os filhos queriam um cão, mas depois de “um longo verão repleto de negociações”, foi decidido que o escolhido seria um gato Siberiano. E assim foi. O filhote, que se chama Prince, chegou recentemente e terá cerca de dois meses.
Além do novo membro de quatro patas, a família tem outro gato resgatado batizado de JoJo, segundo avança a BBC. Ambos os animais já estão no novo lar dos Starmer para a alegria (ou tristeza) de Larry. Na página criada por admiradores do felino que desde 2017 vive em Downing Street, já foi até partilhada uma “reação” da celebridade de quatro patas.
“A minha posição como o gato mais giro de Downing Street permanece incontestada”, brincou, referindo-se à aparência cómica do novo bebé que parece estar “assustado” ou com os “pelos arrepiados” na fotografia partilhada.
My position as best looking cat on Downing Street remains unchallenged https://t.co/UTKM157c3P
— Larry the Cat (@Number10cat) September 22, 2024
Embora pouco se saiba sobre a relação de Larry com os novos dois gatos, é possível que o patudo esteja mais feliz do que com a colega anterior, a cadela Nova de Rishi Sunak, o antigo primeiro-ministro britânico. A Labradora veio substituir Dilyn, o Jack Russell Branco de Boris Johnson e, aliás, foi ele que impulsionou a adoção de Nova, em setembro de 2021.
Numa das visitas que as filhas de Rishi Sunak fizeram à residência oficial, na altura em que o pai era chanceler de Boris Johnson, Krishna e Anoushka apaixonaram-se por Dylin e pediram de imediato um cão ao pai: “Rishi ainda tentou combater esse desejo, mas acabou por ceder e toda a gente no escritório a adora”, revelou uma fonte ao jornal “The Sun”.
Larry vive há 14 anos na residência oficial do primeiro-ministro e foi o primeiro a receber o título oficial de Chief Mouser. Mas o felino nem sempre foi um fã da caça. Quando foi “recrutado” por David Cameron raramente saía de casa e passava o dia a dormir nos sofás da propriedade. Mas no mesmo ano, fez jus ao seu novo posto e matou o primeiro rato, deixando a caça na porta da residência.
Hoje em dia não tem medo e até já foi visto a perseguir uma raposa. Em 2023, após o Reino Unido estender um tapete vermelho para a visita de Joe Biden, o patudo sentou-se em cima da nova decoração para mostrar quem realmente mandava ali — e se com o presidente norte-americano reage assim, com os dois novos amigos gatos não deve ser diferente…
Carregue na galeria para saber mais sobre o gato mais famoso de Downing Street.