Animais

Rafeira entra para a história e vence prémio na maior prova de desporto para cães

Pela primeira vez, a vencedora do concurso de agility foi uma cadela sem raça definida. Fez o percurso em 28 segundos.
Tem seis anos.

Até mesmo o operador de câmara teve dificuldades em acompanhar Nimble. A rafeira venceu esta semana a competição de agility da 148.ª edição da Westminster Kennel Club Dog Show, o concurso de desporto canino mais antigo dos Estados Unidos. Pela primeira vez desde que o desporto começou a fazer parte do evento, em 2014, o prémio foi atribuído a um cão sem raça definida.

A patuda de seis anos, que é um mix entre Border Collie e Spaniel anão continental, ligou o turbo e fez todo o percurso num tempo de 28.76 segundos. De acordo com a competição, Nimble superou 351 competidores de quatro patas, incluindo 26 outros cães sem raças definidas. Esta é a segunda vitória da tutora e treinadora Cynthia Hornor, que também venceu a prova de agility em 2023 com o seu Border Collie de seis anos e meio, Truant.

O percurso exige que os cães saltem através de um arco e um túnel, evitem postes e superem obstáculos enquanto são acompanhados pelos seus treinadores, que agem como guias. Entre os vencedores dos anos anteriores, estavam oito Border Collies, um Pastor-australiano e um Pastor-de-shetland, avançou a “Fox Sports”.

Nimble tornou-se no quinto cão a completar o percurso do “Masters Agility Championship” em menos de 30 segundos, e é agora a terceira participante mais rápida a entrar na competição.

@wkcdogs History has been made! Nimble is the FIRST 12″ winner to be named both Westminster Masters Agility Champion AND All-American Champion! #WestminsterDogShow ♬ original sound – Westminster Kennel Club

A Westminster Kennel Club Dog Show teve o seu início no passado sábado, 11 de maio, e chegou ao fim esta terça-feira, dia 14. A competição surgiu em 1877, sendo ainda mais antiga que a Crufts, a maior exposição canina internacional realizada anualmente no Reino Unido e que em 2024, celebra 43 anos.

Além de agility, o concurso tem competições de obediência, raças, mergulhos, entre outros. Já a Best in Show é a responsável por escolher o melhor cão do evento. Nesta categoria, competem apenas os vencedores de cada uma das competições disponíveis.

A seguir, carregue na galeria para conhecer Nimble e ver algumas fotografias do evento.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT