Animais

Rufus: o Pitbull sem pelo que se transformou depois de ser resgatado

Quem o vê hoje, não imagina que ainda em fevereiro não tinha um único pelo no corpo. Está cada dia melhor.
Tem dois meses.

Na primeira vez que tomou banho, Rufus “chorou o tempo todo” de tanto desconforto. O Pitbull, de dois meses, foi encontrado sozinho nas ruas de Austin, no Texas e acolhido por uma associação local. Contudo, assim que o Love-a-Bull, um grupo de resgate especializado na raça, soube da sua história, sabia que o tinha de ajudar.

O pequeno cão foi diagnosticado com demodicose, também conhecida como sarna demodécica, uma doença provocada por parasitas do género demodex, que se encontram frequentemente nos folículos pilosos, ou seja, pequenas estruturas espalhadas pela pele. Por não ter recebido o tratamento adequado, o cão perdeu todo o pelo e ficou completamente “despido”.

“O abrigo não é lugar para um cão na sua condição e, felizmente, tivemos uma voluntária que compreendeu isso e estava pronta para assumir os cuidados a longo prazo de que ele necessitava”, avançou o Love-a-Bull. “Com alguns medicamentos, banhos medicamentosos e TLC, os ácaros vão embora e o seu pelo vai crescer.”

O patudo foi batizado em homenagem à personagem com o mesmo nome da série infantil “Kim Possible”. No desenho, Rufus é um animal da  Rato-toupeira-nu e ajuda os colegas de trabalho a ultrapassarem qualquer problema mecânico e electrónico.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Love-A-Bull (@loveabullatx)

Desde fevereiro, altura em que o cão foi resgatado, os voluntários deram-lhe vários banhos medicinais para travar a inflamação na pele. “A primeira vez que o lavámos, chorou o tempo todo de tanto desconforto”, recordou o grupo de resgate. Agora, porém, chegaram as boas notícias: já não precisa de ser sujeito aos tratamentos.

O Love-a-Bull partilhou na segunda-feira, 24 de março, que Rufus já está recuperado da condição e que, em breve, dará início ao plano de vacinas. O pelo de Rufus já começou a crescer e espera-se que nos próximos meses já esteja totalmente coberto. O Pitbull tem também mostrado a verdadeira personalidade e já fez amizade com outros cães.

De seguida, carregue na galeria  para saber sobre o pequeno Pitbull.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT