Chegou como Phoenix, agora é conhecida como Salem. Uma cadela resgatada no início de outubro e adotada este mês por uma família norte-americana deixou os novos tutores e os voluntários responsáveis pelo seu resgate em choque após dar à luz uma única cria. E não uma qualquer — a bebé é três vezes maior do que um cachorro normal.
Os novos responsáveis levaram a patuda para ser esterilizada há cerca de duas semanas e antes de realizar o procedimento, o médico veterinário submeteu Salem a uma série de exames que revelaram que, afinal, a cadela estava grávida de apenas uma bebé. Como é habitual, suspenderam a intervenção até ao nascimento e desenvolvimento de Astrid, como foi posteriormente batizada.
Assim que chegou ao mundo, todos ficaram encantados com o tamanho da rechonchuda. “A Salem deu à luz por volta das 7h30 a recém-nascida mais corpulenta que já vimos”, escreveu a associação Happy Tails Canine Rescue, que atua na cidade de Memphis, no Estado do Tennessee, nos EUA, e que tem acompanhado a história da cadela.
A família também descobriu que, embora Salem tenha características semelhante às raças Border Collie e Pastor-australiano, a verdade é que um teste de ADN revelou que a patuda é 95 por cento Cão de montanha dos Pirenéus. À página “We Rate Dogs”, os tutores brincaram que isso explica o facto de “ter sido mãe de um pequeno urso polar”.
Salem foi encontrada sozinha na rua com a pata gravemente ferida. Quando foi adotada, teve de continuar o tratamento para curar os ferimentos e para tratar outros problemas de saúde, como parasitas e subnutrição. Quando a patuda recuperou totalmente, a família levou-a até ao veterinário para ser esterilizada. E o resto é história.
Agora, Astrid permanecerá com a mamã durante dois meses. Está saudável e continua a conquistar toda a gente com o seu tamanho invulgar. Quando estiver mais desenvolvida, vai ser colocada para adoção.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Salem e a cria gigante.