Animais

Sam, o cão que se tornou num super-herói por recolher lixo deixado pelos humanos

Sam visita o parque metropolitano de Santiago, pelo menos, três vezes por semana e recolhe o lixo que encontra.
Sam é um Border Collie com cinco anos.

O Chile tem um novo super-herói. Chama-se Sam e é um Border Collie empenhado em manter limpo o. O cão e o seu tutor, Gonzalo Chiang, têm por hábito fazer longas caminhadas no local e aproveitaram sempre esses momentos por recolher garrafas de plástico, máscaras, latas e embalagens de comida. Agora, o animal de estimação tornou-se protagonista de uma campanha de proteção do local.

“Nós começámos a encontrar muito lixo nas caminhadas com o Sam. A partir daí, surgiu a necessidade de virmos preparados para levar o lixo que encontrávamos em cada visita”, explicou Chiang, enumerando que, só no passado mês de abril, recolheram 602 máscaras, 585 garrafas e 304 latas, além de roupas, capacetes e embalagens alimentares.

O Border Collie com cinco anos, empresta o seu focinho a um desenho animado presente num folheto que visa incentivar os visitantes do parque metropolitano de Santiago a não deixarem lixo no local. O sucesso é tal que a campanha já chegou às escolas. “Isto propagou-se muito mais do que se esperava”, admitiu Catalina Aravena, designer e autora do boneco inspirado em Sam.

Carregue na galeria para ver Sam em ação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->