Animais

Sammy desapareceu. Três meses depois, invadiu uma conferência e reuniu-se com a dona

O gato deitou-se no colo da diretora de uma associação para gatos. Acabou por ter o microchip analisado e teve um final feliz.
Sabia aonde procurar ajuda.

Sammy desapareceu no início do ano e não deixou rasto, apesar de ter microchip. Nos últimos três meses, a sua tutora, Sian Powell não teve novidades sobre o felino e já tinha perdido as esperanças de o encontrar. Mas na passada semana, a 17 de maio, tudo mudou quando o gato invadiu uma conferência sobre animais.

Organizada pela Association of Dog and Cat Homes, uma das mais conhecidas instituição de caridade em Inglaterra e que ajuda os animais abandonados e vadios a encontrarem lares, a conferência juntou várias associações e grupos de resgate na cidade inglesa de Telford. Para Sammy, parecia ser o sítio perfeito para pedir ajuda.

Durante uma das pausas, as voluntárias foram surpreendidas pelo felino que logo escolheu um colo para se deitar. E este parece que também não foi por acaso. Sammy deitou-se no joelho de Beni Benstead, diretora da Cats Protection, a principal associação de resgate de gatos no país. Lá ficou e aproveitou para fazer uma confortável sesta.

Para as voluntárias, a surpresa era agradável. Porém, queriam saber mais sobre a sua história. “As pessoas disseram-nos que era um gato vadio que andava por aí”, escreveu a Cats Protection. Mas Sallie Conroy, responsável por outra associação, quis ter a certeza e resolveu procurar um microchip. Poucos minutos depois, encontrou os dados de Sian.

Por sorte — ou obra do destino —, a tutora atendeu rapidamente. Sian estava a caminho do trabalho mas resolveu fazer um desvio para encontrar o companheiro que não via desde meados de fevereiro. “Vinte minutos depois, ela chegou a chorar. Está grávida de nove meses e já tinha perdido as esperanças de o ver novamente”, disse o abrigo.


As voluntárias emocionaram-se com o reencontro e Beni não deixou de mencionar as coincidências do caso. “É inacreditável. Como o Sammy sabia que deveria vir para o o meu colo nesta conferência em especial onde teríamos um scanner, acesso ao banco de dados do microchip e tudo o que precisaríamos para cuidar dele antes de o devolver à sua dona?”, sublinhou. “Estou mesmo feliz e orgulhosa de que todas nós, voluntárias da causa animal, estávamos por perto para reunir Sammy e Sian”, acrescentou.

O felino já está em casa e chegou mesmo a tempo de conhecer o novo “mano” humano. “Estou muito feliz que Sammy tenha decidido visitar a Conferência de Lares da Associação de Cães e Gatos para obter ajuda. É como se soubesse para onde vir”, disse outra voluntária. “Foi muito emocionante presenciar o reencontro. Estávamos todas a chorar”, referiu.

Carregue na galeria para conhecer Sammy e ver o reencontro com Sian.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT