Animais

Scratchy superou a sarna. Tem 3 meses e só lhe resta encontrar uma família

O cão-bebé perdeu o irmão e passou por vários tratamentos. Está no Porto à espera de uma casa que seja o seu lar.
É um amor.

Quem o vê hoje, não faz ideia de que há dois meses, Scratchy lutava pela vida. Agora, tem o pelo completo, sem qualquer sinal da doença que outrora o consumiu e só tem uma preocupação — encontrar um lar onde possa finalmente ser feliz. Depois de todo o trauma que viveu no seu curto período de vida, só falta a cereja no topo do bolo. 

O pequenote foi encontrado nas ruas do Porto juntamente com o irmão, mas a sua captura não foi fácil. A Bichos Felizes recebeu a denúncia e tentou capturá-los, mas nunca os conseguia encontrar. Ao quarto dia chegaram as más notícias — o canil municipal recolheu o cadáver de um deles. 

Scratchy permaneceu sozinho, a lutar pela vida, até que com a ajuda de um outro cuidador, que estava habituado com os cães de matilha da região, a associação conseguiu recuperá-lo. O bebé foi diagnosticado com sarna sarcóptica avançada e tinha várias camadas da doença. “Estava severamente parasitado, com úlceras oculares, diarreias e uma bolha parasitária interna”, conta à PiT o grupo de resgate. 

Durante vários dias, foi submetido a banhos terapêuticos e recebeu toda a medicação que precisava. E aos poucos, transformou-se. “Está cada dia mais bonito e só nos apetece ferrá-lo de beijos”, escreveu a associação numa publicação feita uma semana depois do seu resgate. 

O antes e depois de Scratchy.

O caso de Scratchy fez a associação recordar de Itchy, a cadela negligenciada e também resgatada com sarna sarcóptica avançada e sem dentes. Na altura, a então tutora terá informado os voluntários que a patuda chegou aquele estado de repente e a culpa “era da própria cadela”. Depois de entrarem em contacto com as autoridades, conseguiram retirá-la do terreno.

Em julho, poucos dias antes de Scratchy ser salvo, Itchy encontrou o seu final feliz. “A Itchy foi para Amarante e agora tem duas manas gatas”, contou à PiT uma voluntária. “Permanece a adorar passeios calmos e longos na natureza e sestas ao sol”. Agora, a associação espera que o pequeno Scratchy tenha o mesmo destino. O filhote dá-se bem com outros animais, especialmente cães. 

Caso tenha interesse em adotá-lo, pode entrar em contacto com o projeto Bichos Felizes através do Facebook ou Instagram. Se não puder acolhê-lo mas queira ajudar com os seus cuidados, os apoios podem ser enviados para o Mbway (910 649364 e 918 192 276). 

De seguida, carregue na galeria para ver a transformação de Scratchy. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT