Não é todos os dias que vemos uma ave num voo comercial. Mas para Clark, uma águia de cabeça branca, as viagens de avião não passam de uma rotina. Nos últimos 12 anos, já esteve em mais de 100 voos, e apesar das viagens de negócios serem frequentes para o profissional de penas, só nos últimos dias, Clark tem feito sucesso na Internet.
Após ser avistado por diversos passageiros no Aeroporto Internacional Charlotte Douglas, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a história incomum da ave veio à tona.
“Os agentes da TSA estão acostumados a ver uma águia na farda quando olham por cima do ombro, mas tenho a certeza de que a equipa do aeroporto deu uma olhada duas vezes quando viu uma de verdade durante o checkpoint”, escreveu no Twitter um porta-voz da Administração para a Segurança dos Transportes (TSA) do aeroporto.
Clark, porém, não é um animal comum a ser transportado de um sítio para o outro. A águia é embaixadora do World Bird Sanctuary, uma reserva natural que visa os cuidados das aves e a conservação dos seus habitats, e estava a trabalho na Carolina do Norte.
Quando nasceu, tinha um problema nas garras, que nunca chegaram a se desenvolverem corretamente. Na natureza, não iria sobreviver por conta própria e devido a isso, vive no santuário desde então, explicou ao jornal NPR, Dawn Griffard, diretor da World Bird Sanctuary.
Desde os seus sete anos, a águia viaja pelos Estados Unidos com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a conservação e arrecadar dinheiro para o santuário. Para tal, participa em eventos e voa durante músicas como o hino nacional norte-americano e “You Raise Me Up”, de Josh Groban.
No aeroporto, assim como os humanos, Clark também é revistado. A ave é treinada para abrir as asas quando passa pela segurança, e a sua caixa de transporte também é vista pelos seguranças. Foi graças a esta rotina, partilhada na semana passada no Twitter por um passageiro, que a águia se tornou viral.
Mans is out here bringing a bald eagle through TSA at CLT Douglas 😂🦅 pic.twitter.com/zQm0Mlt620
— Elijah Burke (@ElijahWhosoever) August 22, 2022
Viaja na cabine principal e tem o próprio quarto de hotel
Na passada semana, Clark esteve na Universidade de High Point e sobrevoou as cabeças de 1.600 caloiros, a simbolizar o início da jornada dos estudantes. A águia de cabeça branca começou a fazer sucesso na Internet no voo de regresso a casa, localizada no estado de Missouri.
Com os seus 76 centímetros e cerca de três quilos, Clark viaja dentro de uma caixa de transporte que ocupa dois assentos e é presa por três cintos de segurança. Ao seu lado, senta-se um cuidador da World Bird Sanctuary para ficar de olho na ave e dar-lhe petiscos durante o voo. Os favoritos de Clark? Pedaços de rato.
A companhia aérea Southwest é a única que permite que a águia viaje na cabine principal. Em declarações ao NPR, o diretor do santuário diz que aprecia o cuidado da empresa e conta que, antigamente, quando Clark viajava no porão, uma empresa já foi responsável por perdê-la.
Durante todas as viagens com a Southwest, a equipa do aeroporto e até mesmo os pilotos dos aviões têm o cuidado especial de manter a viagem da ave o mais tranquila possível. Até porque, Clark odeia turbulência.
Quando chega no destino final, ganha um quarto de hotel próprio, onde os móveis são todos afastados e é colocado uma lona no chão para andar livremente. Na sala de estar, Clark adora assistir TV e os seus programas favoritos são os desenhos animados e as séries de natureza.
Carregue na galeria para saber mais sobre Clark.