Animais

Ser mãe exige sacrifícios. Gata confia bebé a humano que a alimentava

A mãe gata entregou o bebé, já com algumas semanas de vida, ao humano que cuidava dela.

Muitas vezes é a vontade dos patudos que ganha. Ninguém lhe perguntou se queria ser pai de mais uma gata, mas Deriancolon3, nome de código no TikTok, não teve outra opção e foi “obrigado” a tornar-se babysitter do gatinho bebé, filho da gata vadia que habitualmente alimentava.

Foi a própria felina que, num gesto surpreendente, fez do seu “cuidador” o pai da criança. Num vídeo com mais de 300 mil gostos naquela rede social,  pode ver-se que Deriancolon3 foi surpreendido pela gata quando fazia jardinagem. O bebé, já com algumas semanas de vida, foi deixado pela gata aos seus pés. No vídeo estão documentadas as diversas tentativas de devolver o filhote. “Vem buscar o teu gatinho”, repete várias vezes o autor do vídeo, enquanto anda na direção da gata com o bebé. Apesar do empenho, a mãe gata manteve-se firme na sua decisão, e fugiu repetidamente. 

@deriancolon3

So i was cleaning up my yard and the start cat i feed left us a surprise 🤦‍♂️❤️❤️ #viralvideo #catsoftiktok #catdistributionsystem #catlover

♬ original sound – deriancolon3

Bebé ganhou novo pai

As mães gatas têm instintos maternais fortes. Num cenário ideal, a necessidade de proteger os bebés é o mais importante. Contudo, existem algumas razões que podem comprometer este instinto. Por vezes, o motivo pode estar ligado ao seu ambiente externo, que influencia o comportamento que adotam face aos filhotes. Caso sintam fatores de stress, que as incapacitem de cuidar dos bebés, podem optar por abandonar os gatinhos. 

O trabalho em grupo também marca o cuidado das mães gatas pelos bebés. Quando várias gatas se juntam, é frequente confiarem os bebés umas às outras, repartindo a responsabilidade. Um destes casos foi o da Mellow e da Cheeto, que ficaram famosas em março deste ano, depois de terem as ninhadas ao mesmo tempo e adotarem os bebés uma da outra.

Após o sucesso do primeiro vídeo, o criador filmou um segundo TikTok, onde adiantou o final da história. Por ter já três gatos e um bebé humano em casa, optou por confiar o gatinho a um casal de amigos, que o receberam de braços abertos. “O gatinho está em boas mãos”, afirma. 

@deriancolon3

So this is the story of the stray kitten that was left to me by the cat distribution #viralvideo #catsoftiktok #catdistributionsystem #catlover

♬ original sound – deriancolon3

Percorra a galeria para conhecer a Mellow e a Cheeto, as duas mães gatas que dividiram o cuidado dos seus bebés.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT