Se a expressão power couple existisse no mundo animal, Shadow e Jackie seriam um deles. As águias são conhecidas por terem um parceiro para a vida toda, mas com o casal não foi bem assim. Jackie estava “comprometida” com outro, mas quando Shadow chegou, o triângulo amoroso teve o seu início. E a fêmea começou, aos poucos, a ser conquistada pela nova ave.
Com o tempo, o então parceiro de Jackie desistiu e voou para longe, deixando a fêmea para Shadow. Embora o momento tenha deixado uma poderosa marca na personalidade da águia, o macho deixou rapidamente a atitude de lado. Desde que o casal se juntou, é Jackie que manda, e Shadow só obedece.
Na cidade de Big Bear, no estado norte-americano da Califórnia, o casal tem construído um ninho para em breve, derem à luz crias. Neste, há uma câmara colocada pela Friends of Big Bear Valley, uma organização local sem fins lucrativos, que acompanha o dia a dia das aves que conquistaram meio mundo.
Ligadas a 24 horas por dia — sendo que, nem sempre o casal lá está —, há duas câmaras livestreams a documentar cada segundo das interações da dupla, uma em plano aberto e outra, com foco no ninho.
Nos últimos meses, as águias têm sido vistas a preparar o ninho, o que pode indicar que, em breve, Jackie colocará novos ovos — no passado, já tiveram crias. Numa das mais recentes interações captadas, é possível ver a dinâmica que partilham. Shadow chega ao ninho com o almoço na boca, um pombo, mas Jackie decide que a comida é dela.
“Jackie, como sempre, exigiu que toda a comida que chegasse ao ninho fosse dela. Afinal, é ela que põe os ovos”, escreveu a organização. “Por outro lado, Shadow decidiu que, como não havia ovos, o almoço era dele”, acrescentou. Após “discussões barulhentas”, Shadow cedeu e deixou a comida para a parceira. Afinal, a fêmea é “30 por cento maior” do que o macho.
São milhares de admiradores pelo mundo
A página da organização, que partilha momentos diários do casal, totaliza mais de 500 mil seguidores. E as publicações são sempre virais. “Eles demonstram quanta personalidade e emoção os animais têm, e que muitas vezes, as pessoas acabam por descartar como instinto”, disse a presidente. “É impossível observá-los por muito tempo e não pensar que há mais coisas a acontecerem do que apenas os produtos químicos no seu corpo”.
O mais recente desafio enfrentado pelo casal tem sido as baixas temperaturas. Não pelo frio, mas pelo estrago que trazem ao ninho. Embora a dupla tenha construído o espaço com vários galhos, as tempestades destroem todo o seu trabalho, enchendo-o de neve.
Na passada sexta-feira, 25 de março, Shadow e Jackie encontraram novamente o ninho coberto de neve. Shadow voou para longe e voltou algum tempo depois, com dois novos galhos, deixando-os no ninho e voando para realizar outras atividades. Horas depois, quando regressou, o espaço estava novamente coberto.
“Jackie olhou em volta incrédula, e andou pela neve para ajustar o novo galho que Shadow havia trazido. Era a única coisa que podia fazer pois todo o resto havia sido enterrado. E quando Shadow chegou, ele ajudou-a”, partilhou a organização. “Mas Jackie desistiu de tentar descobrir o que fazer com o ninho à noite e saiu para ficar em outra árvore. Shadow nunca desiste tão rapidamente e decidiu, mais uma vez, tentar arranjar o galho. Em seguida, juntou-se a parceira”
A novela, porém, não parou por ai. O casal começou então a discutir. “Eles começaram a brigar sobre algo, talvez sobre o que planeavam fazer com tudo isso”, acrescentou. “Isso pode parecer estranho, mas é notório que Jackie tem mais respeito por Shadow do que com o seu antigo parceiro”.
Embora as discussões existam — como em qualquer outro relacionamento humano ou animal —, as aves não se desgrudam. E Shadow está sempre disposto a desistir de tudo para agradar à parceira.
Carregue na galeria para ver alguns momentos do casal de águias.