Animais

Shrek: o gato com a cara ternurenta que parece estar sempre com sono

Foi resgatado de uma colónia por ser amigável demais. Estava sempre a levar uma sova dos outros felinos e agora tem um lar.
É adorável.

Shrek pode ter uma expressão desolada e sonolenta, mas as aparências enganam. Menos de um ano depois de ser resgatado, o gato que tudo indica ter cerca de três anos tem uma vida de sonho a 3,341 quilómetros de onde foi encontrado. E foi na cidade que nunca dorme que descobriu o seu final feliz.

“Fiquei em choque quando vi que ele ainda estava disponível para adoção quando nos inscrevemos”, começa por contar à PiT J.L., a atual tutora do rechonchudo. “Acompanhei a Poets Square Cats e a Whiskers N Wishes Rescue no TikTok durante muitos anos. Quando vimos a história do Shrek, apaixonamos-nos e seguimos toda a sua jornada”, recorda.

O felino foi resgatado em julho de 2023 pela primeira associação e acolhido pela segunda, ambas localizadas em Tucson, no estado norte-americano do Arizona. O plano inicial era devolvê-lo à colónia após receber os tratamentos de que precisava, mas quando as voluntárias viram que era amigável demais, não tiveram coragem.

Era também notório que o felino não era como os restantes da colónia. Shrek tinha marcas pelo corpo causadas por lutas que teve com os companheiros, uma orelha que não ficava em pé e olheiras que o deixavam com uma aparência sonolenta. Mais tarde, acabou por ser diagnosticado com entrópio, uma condição em que as pálpebras crescem sobre os olhos e teve de ser operado para reduzir o excesso de pele.

“Ele fez uma cirurgia, tratamento odontológico e recentemente também fez alguns preenchimentos oculares para consertar a última irritação restante da condição”, explica J.L., que o adotou em agosto de 2023. Quando teve a oportunidade, a norte-americana que trabalha na indústria de vestuário trouxe-o de Tucson até Manhattan, em Nova Iorque. Hoje, o gato não precisa de cuidados — “É um menino de baixa manutenção”.

Tem quase 8 quilos de puro amor

Antes de Shrek, a família de J.L tinha um cão de 18 anos que morreu há alguns anos. A dor foi tanta que não tinha a certeza de que estava pronta para outro animai de estimação. Até conhecer a história do felino e apaixonar-se. “É um gato muito doce, calmo e tranquilo. Adora atenção”, sublinha à PiT. “Dá-nos cabeçadas e quer festinhas nas bochechas o tempo todo”.

O patudo também é descrito como muito brincalhão e está sempre a correr atrás dos brinquedos de ratinhos. Apesar de ser enorme (tem cera de 7,7 quilos), ainda tem a personalidade de um bebé. “Tem os miados mais adoráveis e baixinhos de sempre. É um menino perfeito, muito bem comportado”, frisa.

Assim como os restantes da espécie, o felino não dispensa petiscos — adora os snacks Churu e pedaços de carne liofilizada (desidratada). “Ele tem muitos brinquedos e também adora dormir, como a maioria dos gatos”.

A seguir, carregue na galeria para conhecer Shrek. Pode acompanhar o seu dia a dia no Instagram.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT