Animais

Snoopy tem quase 15 anos, mas é “jovem de espírito”. Está no Algarve à sua espera

O grandalhão foi entregue há dois anos pelos tutores já idosos e incapazes de cuidar de si. Agora procura um novo lar.
Faz toda a gente rir.

Snoopy é cheio de pinta. E não é só no sentido literal. Em 2025, o cão celebra os seus 15 anos de vida, mas não há quem diga que tem a idade que tem. Além de não ter qualquer problema grave de saúde conhecido, é completamente independente, meigo e tranquilo. E está à procura de uma família com as mesmas características.

“O Snoopy foi entregue no abrigo em janeiro de 2023 pela própria família, um casal idoso que o tinha criado desde bebé, quando ele foi encontrado num caixote do lixo, em Portimão”, começa por contar à PiT Ruth Gomes, da associação Cadela Carlota, localizada em Lagos, no Algarve. “O casal teve de o entregar pois tinha de mudar para uma casa camarária e não o podia levar.” 

Com muita pena, Snoopy e os tutores despediram-se um do outro e o grandalhão começou a adaptar-se à vida no abrigo. Dois anos já se passaram desde que foi ali parar, mas até agora não teve a sorte de encontrar alguém que o acolha para aproveitar os seus anos dourados. “É um cão calmo e de fácil trato”, garante. “Não exige muita atenção, gosta de estar no canto dele. Não diz que não a um carinho, mas não é carente. É independente.”

A voluntária conta-nos que o cão é saudável e a equipa desconhece de problemas graves. “Achamos que ele já não ouve muito bem, mas não temos a certeza se é só teimosia”, confessa. Snoopy também dá-se bem com outros cães, mas prefere ficar no seu próprio canto. “Não lhes liga muito”, aponta. “Não sabemos como é com gatos”.

O velhote adora passear “no seu próprio ritmo” e não resiste às guloseimas, mas é preciso ter atenção. “Tem de se controlar a sua comida pois facilmente fica obeso”, explica Ruth, acrescentando que neste momento Snoopy come ração light.

Os passeios com Snoopy são sempre uma aventura e a nova família precisa de ter paciência. “Ele gosta de cheirar todas as ervas, flores e arbustos que encontra. Gosta de fazer xixi em todos os arbustos e por todas estas razões, os passeios com ele demoram muito. Mas é muito engraçado levá-lo a passear porque ele é muito cómico.”

Por causa de tudo isso, a família ideal para o gigante é uma que goste de “momentos calmos e de passeios lentos”. Caso tenha interesse em adotá-lo, basta enviar um e-mai para a associação através do info@nullcadela-carlota.com.

Para ajudar a associação, os donativos monetários podem ser feitos através do MbWay (917448583) ou IBAN (PT50 0036 0179 9910 0053 24002).

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Snoopy.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT