Animais

“SOS Animal” regressa à SIC para terceira temporada. Estreia já este sábado

A atriz Rita Blanco, reconhecida defensora dos animais, é a primeira convidada no programa conduzido por Sandra Duarte Cardoso.
Animais e ambiente em destaque.

Depois de duas temporadas que colaram ao ecrã todos os que amam animais, está de volta à SIC o programa “SOS Animal”. A estreia está marcada já para sábado, 8 de junho, às 9:00, com repetição no dia seguinte, às 11:30, na SIC Mulher. O programa será, uma vez mais, conduzido por Sandra Duarte Cardoso, presidente da SOS Animal Portugal, a associação que dá o nome ao programa.

“Estreia este sábado na @sicoficial – SOS Animal – Ser por todos os seres. Domingo na @sicmulher às 11.30h. A convidada especial do primeiro episódio é Rita Blanco”, anunciou Sandra Duarte Cardoso na sua conta de Instagram, com um curto vídeo onde se pode ver a atriz a falar sobre os animais.

A criadora e apresentadora do programa explica que se trata de “uma série documental que mergulha nas complexas interações entre o planeta e as diversas formas de vida que o habitam. Através de uma abordagem sensível, o programa concentra-se em soluções positivas e reais, destacando que cada ação, não importa o quão pequena, importa.

Cada episódio aborda questões ambientais e de bem-estar animal com foco em Portugal, destacando também o impacto global dessas questões”. Numa outra publicação, sublinha que “durante 8 semanas vamos partilhar informação, dicas, história de vida e inspiração para a construção de um mundo melhor. Espero que embarquem em mais esta aventura e aguardo com expectativa as vossas opiniões”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por 𝗦𝗢𝗦 𝗔𝗻𝗶𝗺𝗮𝗹 – 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 (@sosanimalportugal)

Nova aposta nos animais

À PiT, numa entrevista em novembro de 2023, Sandra Duarte Cardoso já tinha levantado o véu, adiantando que estavam já a ser feitas gravações do programa que entusiasmou tantos amantes da causa animal. A primeira temporada estreou em 2013, com a SIC a destacar-se por acreditar no projeto e colocar no ar o primeiro programa de defesa animal de Portugal. Para os amantes de animais, foi uma lufada de ar fresco. O sucesso foi grande e em 2016 o formato foi reforçado com a estreia da segunda temporada. E agora está a chegar a terceira.

Pelo meio, Sandra Duarte Cardoso conduziu também um outro programa no mesmo canal, tendo a associação a que preside feito um agradecimento à SIC pela aposta no tema: “em 2019, acreditando mais uma vez na nossa missão e em novos formatos, inspirou os telespetadores a fazerem parte da mudança e estreou o ‘À Descoberta Com’, sempre a liderar no seu horário. Foi, até à data, a única estação com coragem e visão de apostar em formatos únicos em Portugal e com a missão de tornar o mundo melhor”.

Na entrevista à PiT, a presidente da SOS Animal recordou também momentos importantes dessa experiência, já que através do “À Descoberta Com” viajava pelo mundo com uma figura pública do universo SIC para promover a conservação ambiental e a proteção da biodiversidade do planeta.

Persistência e determinação para estar no ar

No entanto, conseguir colocar um programa no ar exige muito esforço e persistência. “Outra coisa que posso dizer sobre mim é que continuo empenhada em fazer programas, porque acho que é uma maneira de sensibilizar a população em geral, embora seja super difícil, porque as marcas não querem estar associadas a ativistas que podem dizer alguma coisa que elas não gostam”, sublinhou Sandra à PiT.

E para a presidente da SOS Animal, atualmente com 45 anos, este é um problema grave. “Mesmo que se diga a coisa certa, ou a coisa justa, nunca é a coisa certa nem a coisa justa, pois há sempre interpretações dúbias. Portanto, é muito complexo conseguir fazer televisão em Portugal nesta área”, considerou. Daí ser ainda mais importante esta aposta da SIC.

Sandra Duarte Cardoso é uma figura inspiradora e um nome incontornável da causa animal. A ativista da causa animal e ambiental, que é médica veterinária, conseguiu abrir em 2015 um hospital veterinário que tem em atenção os clientes mais carenciados. Percorra a galeria para a conhecer melhor.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT