Animais

Stella: a cadela polícia foi eleita herói do ano. E “roubou” o microfone da repórter

A Staffordshire Bull Terrier reformou-se em 2022. Não escondeu a alegria e achou que a esponja protetora era parte do prémio.
Trabalhou oito anos e meio com a polícia.

Stella, uma Staffordshire Bull Terrier, levou para casa o prémio de “Hero Dog Award” da Crufts, o maior evento de exposição internacional de cães do mundo que aconteceu no Reino Unido entre os dias 9 e 12 de março. A cadela trabalhou com a polícia durante oito anos e meio, mas agora parece que está a permitir-se ser a “má da fita”, após roubar a esponja protetora do microfone de Kay Burley, a apresentadora.

A patuda estava acompanhada da tutora, a polícia Claire Todd, e foi eleita a grande vencedora no último dia do evento. “É simplesmente incrível, estou sem palavras. É realmente maravilhoso e estamos muito gratas por todos que votaram. Todos os cães são vencedores dignos e por isso, estamos muito felizes”, disse a agente ao receber o prémio de 5 mil libras (cerca de 5.700 euros) para doar para uma associação de animais da sua escolha

Stella sentiu a alegria da dona e recebeu muitas festas dos apresentadores. A felicidade foi tanta que acabou por roubar a esponja protetora do microfone de um deles. “Bem, este é o fim do nosso microfone”, brincou a jornalista Kay Burley. Mas a patuda mostrou o bom comportamento e logo devolveu o objeto após ganhar petiscos da tutora.

Stella teve um passado “difícil” e foi resgatada pela RSPCA, a maior associação de bem-estar animal do país. Considerada de uma raça “potencialmente perigosa“, não tinha muitas hipóteses de sobrevivência ou de uma vida feliz. Mas provou o contrário quando deu início aos treinos e, posteriormente, tornou-se na primeira Staffordshire Bull Terrier a integrar a polícia inglesa. 

“Ela é muito especial e vale ouro para mim. É maravilhoso o trabalho que os cães policiais fazem, eles não percebem o quão importante isto é, mas para nós é inestimável”, frisou a tutora. “Eu estava a segurar as lágrimas, não achava que íamos ganhar”.

A cadela trabalhou os últimos oito anos e meio com as autoridades e reformou-se em meados de 2022. No terreno, foi a responsável por encontrar armas e milhares de euros em drogas e dinheiro. Além disso, ajudou milhares de pessoas a superar o medo de cães durante as palestras da tutora em escolas.

“Ela é uma incrível embaixadora da raça, mostrando como os seus exemplares são amorosos, leais e inteligentes. Ela mereceu mesmo a sua reforma”, partilhou Claire, ao The Kennel Club.

Além da cadela, os patudos Asher, Albert, Beauty e Bertie estavam nomeados para o prémio de cão herói do ano. Apesar de não o terem conquistado, ganharam mil libras (cerca de 1.130 euros). Os cães que participaram das buscas e resgates na Turquia e na Síria, na sequência do sismo que atingiu os países a 6 de fevereiro, também foram homenageados.

O Crufts teve a sua primeira edição em 1891 e desde então, anualmente, promete um fim de semana cheio de atividades, treinos, homenagens e apresentações especiais. É organizado pelo The Kennel Club, a organização oficial de criadores do Reino Unido e a mais antiga do mundo.

Carregue na galeria para conhecer Stella, a heroína de quatro patas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT