As tartarugas não são propriamente conhecidas por fazerem as coisas com pressa. Porém, também não costumam demorar tanto. Mas já diz o ditado: mais vale tarde, do que nunca. Senhor Pickles, o animal mais velho a viver no Zoo de Houston, Estados Unidos, foi pai pela primeira vez aos 90 anos, avançou em comunicado o espaço.
Parceiro de Senhora Pickles, de 53, o casal de tartaruga-irradiada está junto desde a chegada da fêmea, em 1996. Mas nos últimos 27 anos, não conseguiu aumentar a família. Pelo menos, não até agora.
Para a surpresa dos funcionários, Senhora Pickles foi avistada por um cuidador a colocar três ovos. Este apanhou-os rapidamente, levanto-os para o centro de répteis e anfíbios do zoo. Em Houston, o solo não é adequado para os ovos dos animais nativos de Madagáscar, na África Oriental e por isso, não estariam seguros ao ar livre, explicou o jardim zoológico.
Há cerca de uma semana, as boas notícias: as crias vieram ao mundo. E seguiram a tradição de nomes da família: Jalapeño, Endro e Gherkin. Embora ainda estejam no centro de recuperação, quando estiverem maiores, irão juntar-se aos papás.
View this post on Instagram
Senhor Pickles vive no zoo há 36 anos e apesar dos seus 90 anos chamarem a atenção, é Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, que carrega o recorde de o mais velho animal terrestre vivo. Em junho passado, o gigante celebrou o seu 190.° aniversário.
As tartarugas-irradiadas estão classificadas como “criticamente ameaçadas” na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e tem como principal ameaça o comércio ilegal de animais de companhia. Segundo o Zoo de Houston, são animais conhecidos por produzirem poucos filhotes.
Para ajudar a espécies e outras em risco de extinção, parte dos bilhetes para visitar o Zoo de Houston é revertida para ajudar os parceiros do espaço em Madagáscar a replantar o habitat dos animais na natureza.
Carregue na galeria para conhecer a família de Senhor Pickles.