Animais

Tristeza na Assembleia da República: morreu Miau Maria de São Bento. “Partiu em paz”

O felino tinha um tumor nos rins e estava em estado terminal. Era o Relações Públicas mais fofinho da Assembleia da República.
Ficam as saudades.

Sexta-feira, 1 de março, foi um dia triste para quem, na Assembleia da República, se habituou a ver o gato Miau Maria pelos corredores. Diagnosticado há alguns meses com um tumor, acabou por partir nesse dia, deixando os corredores do Parlamento mais vazios. “Partiu em paz”, diz a última publicação da sua conta de Instagram, com perto de mil seguidores, e onde era descrito como “o Relações Públicas mais fofinho e completo da Assembleia da República”.

Um dia antes, a 29 de fevereiro, uma outra publicação já deixava adivinhar a sua partida para breve. “Boa tarde. Deixo uma nota a todos os amigos e fãs do Miau-Maria sobre o seu estado de saúde. Há já uns meses que lhe foi diagnosticado um tumor maligno nos rins e quase definido um prazo de vida. Desde então, a equipa de três pessoas que cuida dos gatos na Assembleia da República tem-lhe proporcionado cuidados veterinários, medicação e muitos mimos, neste estreito caminho que lhe está reservado”.

“O seu estado de saúde é crítico e terminal. Darei notícias. Apenas considerei ser justo que o saibam, também para vos agradecer todo o carinho, mimo e ternura que lhe dispensaram. É um guerreiro, um lutador até ao fim. E uma coisa vos asseguro aqui, no espaço do Miau: estarei com ele até ao fim. Grata por todo o vosso mimo”, rematava a publicação.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Miau Maria de São Bento (@miau.maria.felino.parlamentar)


São muitos os comentários de tristeza, mas também de agradecimento às suas cuidadoras, em especial à enfermeira Lina. “Muito obrigada, querida enfermeira Lina, por tudo o que tem feito aos longo dos anos pelos gatos da AR”, escreveu uma seguidora do Miau Maria. Lina Gomes trabalha no centro clínico do Parlamento há 23 anos. É enfermeira dos funcionários do Parlamento e quando acaba o seu turno vai tratar dos muitos animais dos jardins de São Bento, onde também não faltam pavões, pombos e gaivotas.

Miau Maria vivia com mais seis gatos no Parlamento

Miau Maria era um dos sete gatos que vivem na Assembleia da República, entre os corredores e os jardins do palácio de São Bento. Ficam agora Tobias – que também tem uma conta no Instagram –, Farrusca, Rudi, Rapazito, Guidinha e Totó, que vão ter muitas saudades do seu companheiro.

“Os corredores e os jardins da @assembleiadarepublica ficaram mais vazios. Um forte abraço às assessores que incansavelmente cuidam e estimam a colónia dos gatos parlamentares”, escreveu Inês Sousa Real, porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), em sua homenagem.

Em maio do ano passado, Inês Sousa Real, porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), esteve à conversa no programa “Maluco Beleza”, o então live show de Rui Unas, e falou sobre os gatos que viviam na AR, especialmente Tobias, o gato parlamentar, que é dos mais fotografados. “Tem 12-13 anos, se não estou em erro, e nasceu numa das cadeiras da Assembleia da República”, disse a deputada do PAN, acrescentando, entre risos, que em Portugal “estamos na vanguarda do parlamentarismo felino”.

“Criei o hashtag #Tobiasogato parlamentar, mas a página não é da minha autoria. Ele tem essa página, em que podemos ver muitas das peripécias do seu dia a dia, e acaba por ser também uma forma muito importante de sensibilizarmos para a importância da esterilização – porque a nossa colónia está esterilizada – e para a convivência saudável que até num parlamento pode existir com os animais”, apontou. “É curioso o respeito que toda a gente tem. Toda a gente sabe que aquele é o espaço do Tobias, ninguém se mete, e está mais do que assente esta convivência saudável dentro da Assembleia da República”, explicou Inês.

Ficam as saudades de Miau Maria

Há algum tempo que Miau Maria tinha também a sua conta de Instagram e uma página no Facebook, intitulada “Miau Maria, o outro gato parlamentar”. Deixa agora muitas saudades junto de quem com ele conviveu.

Percorra a galeria para ver algumas fotos de Miau Maria e de Tobias, dois dos gatos mais fotografados da Assembleia da República e que conquistaram todos os partidos, da esquerda à direita.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT