Animais

Um canguru a tocar guitarra imaginária. Eis a foto mais cómica do ano

A grande vencedora do Comedy Wildlife Awards 2023 foi uma fêmea captada pelo fotógrafo Jason Moore. Conheça os outros premiados.

Um canguru a tocar uma guitarra imaginária foi o vencedor do Comedy Wildlife Awards 2023. A fotografia de Jason Moore, 54 anos, batizada de “Air Guitar Roo”, levou o prémio mais importante da competição, bem como o da categoria “Criaturas da Terra”. O fotógrafo foi premiado com um safari no Quénia, uma bolsa da marca ThinkTank para a sua câmara e um troféu feito à mão.

O divertido momento da fêmea de Canguru Cinzento Ocidental foi captado quando Jason Moore visitou um campo nos subúrbios de Perth, Austrália, para fotografar cangurus e outros marsupiais que ali vivem.

“Foi uma ótima sessão e gosto bastante de várias fotografias que captei”, disse o vencedor. “Poucas pessoas sabem que os cangurus são normalmente bastante dóceis e até um pouco chatos na maioria das vezes. Mas quando vi este canguru a fazer a pose de ‘air guitar’, fez-me imediatamente sorrir e soube que tinha captado algo especial”.

Além do fotógrafo natural de África, outras imagens foram celebradas como vencedoras. Otter Kwek levou o prémio na categoria “Debaixo D’Água” com a fotografia de uma lontra bailarina. Timea Ambrus ganhou na de “Portfólio”, com quatro imagens a mostrar as travessuras de um esquilo, e Lily Bernau venceu o melhor vídeo com a história de um pinguim, intitulada de “Too Cold”.

Já o People’s Choice, eleito pelo público, foi para Jacek Stankiewicz com a fotografia de dois pássaros a “zangarem-se”, batizada de “Dispute”. É a primeira vez que o prémio é conquistado por um fotógrafo júnior, isto é, com pouca experiência e que trabalha como parte de um grupo. “Ter um participante júnior a ganhar este prémio é extremamente gratificante para nós. Queremos que mais juniores participem”, frisou o júri.

O Comedy Wildlife Photography Awards nasceu em 2015 da paixão de Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam pela vida selvagem e por anos de trabalho na África Oriental. Em 2022, foi Jennifer Hadley, com a foto “Not So Cat-Like Reflexes”, que mostrava um leão bebé a cair de uma árvore, a grande vencedora do concurso.

Carregue na galeria para ver todas as imagens vencedoras e finalistas do concurso.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT