Animais

Animais

Dia especial na Câmara de Sintra. Cheia de charme, Julieta já começou a trabalhar

Julieta foi escolhida pela presidente da autarquia, Marco Almeida, e já começou a espalhar charme como nova vereadora.

Esta segunda-feira, 25 de maio, foi um dia especial na Câmara de Sintra. Após um longo período de recuperação, Julieta iniciou as suas funções como nova vereadora da Câmara Municipal de Sintra. “Entre reuniões e processos, houve uma nova energia a entrar pela porta… de quatro patas e cheia de charme.”

“A Julieta chegou e, em poucas horas, já tinha a agenda cheia: conhecer colegas, explorar e garantir muitas pausas para mimos (ainda que só goste de festinhas em doses q.b.). Missão cumprida no primeiro dia. Bem-vinda, Julieta!”

“A Julieta começou uma nova etapa nos Paços do Concelho. Um verdadeiro símbolo de perseverança e resiliência. Abandonada, estava doente e passou por duas cirurgias, mas aqui está. Forte, doce e pronta para recomeçar. Uma manhã que contou com o Sintrense Tatanka entre os responsáveis pelas Boas‑Vindas”, escreveu Marco Almeida na sua página de Instagram. 

“Nestes primeiros dias, vai partilhar o espaço com toda a equipa para se ambientar e sentir‑se em casa. Bem‑vinda, Julieta. O teu futuro agora é feito de cuidado, carinho e novas histórias.”

A patuda foi escolhida pelo presidente da autarquia, Marco Almeida, em março passado. Após manifestar o interesse de adoptar um animal para a câmara, falaram-lhe de uma “cadela guerreira” de “temperamento meigo e um coração enorme” que estava no centro de recolha de animais de Sintra à espera de encontrar uma nova casa e uma nova família. 

“O presidente foi o primeiro a conhecer a Julieta”, contou à Pets in Town fonte oficial da câmara sintrense. No dia 19 de março, no final de uma reunião, Marco Almeida surpreendeu os vereadores do município com a presença da Julieta. “O presidente combinou com o centro de recolha de animais para trazerem a Julieta à câmara e não houve qualquer voto contra. Foi logo aprovada.”

A história de Julieta

No final da tarde do dia 18 de novembro o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Sintra (Sítio dos Animais) recebeu um pedido de ajuda que dava conta de uma “cadela prostrada, visivelmente debilitada e incapaz de se erguer”.

Quando as equipas chegaram ao local, o cenário era preocupante: extrema magreza, sinais evidentes de sofrimento e vários tumores mamários já visíveis. Perante a gravidade da situação, não houve margem para hesitações. Julieta foi imediatamente recolhida e encaminhada para acompanhamento médico-veterinário. Estimou-se que teria cerca de oito anos — uma idade já marcada por uma vida difícil.

O estado clínico da cadela exigiu uma intervenção urgente. Assim que foi possível estabilizá-la, os veterinários avançaram para uma cirurgia exigente: a remoção dos vários tumores mamários. Segundo o relatório clínico, o processo foi desafiante — mas Julieta nunca deixou de surpreender. “Mesmo fragilizada, mostrou uma força admirável. Nunca perdeu a doçura no olhar, nem a vontade de confiar. Com um temperamento meigo e um coração enorme, conquistou todos à sua volta, sempre carinhosa, sempre gentil, com as pessoas e com os outros animais”. 

Um lugar para recomeçar

Julieta visitou o edifício da câmara, pela primeira vez a 19 de março. Começou a conhecer os cheiros, as vozes e as rotinas. “A Julieta vai ficar no gabinete do presidente da câmara. E em cada dia, uma pessoa da equipa fica responsável por tomar conta dela.” Mas com regras, já que Marco Almeida “não quer que a Julieta fique gorda”.

Como a Julieta vai passar a viver no edifício da câmara, houve também o cuidado de falar com os seguranças. “Se eles dissessem que não, tínhamos que respeitar. Mas a ideia foi recebida de braços abertos”, conta fonte oficial da autarquia.

“Quem não gosta de animais não gosta de pessoas”

A história da Julieta é, sem dúvida, uma prova de superação. Foi abandonada. Ficou para trás e quase não resistiu. Mas, ainda assim, não desistiu das pessoas. “É a prova viva de que, mesmo depois do abandono, o amor continua a encontrar caminho”.

Mas é também um lembrete de que os animais continuam a ser abandonados. De que os canis, mesmo com todos os cuidados, não substituem um lar. E de que cada adoção pode mudar tudo.

Marco Almeida afirma que “gostava de ter o centro de recolha animal em condições, mas vazio”. “Isso era um bom sinal.” “Há uma frase que o presidente repete muitas vezes: ‘quem não gosta de animais não gosta de pessoas‘.” 

 

ARTIGOS RECOMENDADOS