Os museus, centros históricos, castelos que remontam aos séculos passados e os vários lugares que marcaram o início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Alemanha, são as características mais marcantes da Polónia, no leste europeu. Mas a verdade é que não importa o quanto de história carregam, nenhum está listado como a melhor atração turística do país. Esta é um pouco mais nova e peluda — e tem a forma de um gato.
Gacek, um gato de pelagem branca e preta, é a “atração turística” mais bem avaliada da Polónia no Google Maps. Apesar de já ter tido várias páginas na plataforma apagadas, já chegou a ter mais de mil avaliações, classificado com 4,9 estrelas, sendo este o número mais alto já atingido por uma atração polonesa.
A história do gato começou a ganhar fama há cerca de três anos, quando o portal de noticias local “wSzczecinie” partilhou um vídeo no seu canal do Youtube a dar a conhecer o rechonchudo. Neste, Marta Nowicka, a proprietária de uma loja, partilha que Gacek apareceu na rua de Kaszubska, na cidade polonesa de Breslávia, há cerca de dez anos. Na altura era um gato “muito magro e com as pernas grandes”.
“Ele aparecia, comia e depois fugia. Os moradores disseram-me que ele gosta de passear em diferentes sítios no centro da cidade”, contou. Houve um dia, porém, que Gacek desapareceu. Passado duas semanas, apareceu castrado. “Ele voltou para o mesmo lugar onde recebia comida e foi assim que se tornou o nosso pequeno companheiro”.
Desde então, com o tempo, Gacek começou a chamar a atenção de outros residentes e turistas. Sempre que lá passavam, deixavam-lhe comida. E até chegaram a construir uma pequena casota no passeio para o gato. Ao contrário dos outros animais vadios, que preferem manterem-se escondidos, Gacek sempre gostou da atenção e nada mais justo do que ter uma cama confortável para descansar — no meio do centro da cidade.
Poucos meses depois de se ter transformado numa celebridade local, uma jovem tentou capturá-lo durante a madrugada. Porém, os vizinhos viram-na e deterem-na. “Gacek não é um gato que deva viver numa casa. Nós já tentámos, mas tivemos de o ir buscar às quatro da manhã porque ele não parava de chorar”, explicou Marta. “Ele é um gato livre e a sua casa é nesta rua”.
O sucesso internacional
Não demorou muito até a fama de Gacek ser reconhecida a nível global. Nos últimos anos, o felino tem atraído turistas de todo o mundo. E começou a ganhar tanta comida, que acabou por ganhar peso e hoje é conhecido como “o gato rechonchudo”. Graças à isso, uma associação local de resgate animal fez apelos para que parassem de alimentar o gato e os seus cuidadores colocaram um pequeno aviso próximo da sua casota: “Por favor, não o alimente”.
Assim como em qualquer outra atração turísticas, há regras que devem ser respeitadas. Além de ser proibido alimentá-lo, um outro aviso pede para que os turistas não façam festas caso Gacek esteja a dormir. Afinal, é preciso de algumas horas de descanso para aguentar a vida de celebridade.
“Ele é muito querido. Toda a gente passa e tira fotografias, gostam muito dele e fazem-no festas. Eu vivo cá e estou sempre a ver isso”, disse uma residente. Já outra, brinca: “Ele é um verdadeiro símbolo da Breslávia. Se o grifo [criatura mística] não querer ser mais o emblema da cidade, tenho a certeza de que Gacek adoraria ficar no seu lugar”.
O seu sucesso fez com que um admirador criasse uma página no Instagram, que já conta com mais de 18 mil seguidores, para partilhar fotografias do gato com os seus “fãs”. Apesar de Gacek ter tido as suas contas no Google Maps apagadas, nada irá tirar do gato o título de atração turística mais bem avaliada do país.
Carregue na galeria para conhecer a atração turística mais bem avaliada da Polónia.