Soraia Alves não tem dúvidas. “Não há ninguém que trabalhe tão bem os brilhos e este tipo de acessórios para cães como eu”. A frase é forte e revela uma mulher sem medo de comparações. “Pode procurar pela Internet, não vai encontrar acessórios como os Unleash the Fashion“, diz a empresária de 29 anos, que em 2014 lançou a sua própria marca por necessidade.
“Nesse ano fui ao Pet Festival, na FIL, e encontrei uma senhora que fazia trelas com brilhos. Já tinha um cão e tinha acabado de adquirir uma cadela. Quis apaparicá-la com acessórios, mas ainda não havia este boom que hoje há”, recorda Soraia à PiT.
Apesar de satisfeita com a compra, “ainda não era bem aquilo que queria”, confessa. “Precisava de mais brilho para o passeio da minha cadela”. E foi assim que Soraia, apoiada pela mãe e pela irmã, que estão sempre a dar-lhe força, lançou a sua própria marca. “Completamente diferente do que faz a concorrência”, assegura.
“O design dos acessórios é todo feito por mim. E é único. Jogo muito com os brilhos, trabalhos com folhos, com pérolas”, enumera. E já fez aliás uma coleira com cristais Swarovski. “Não é uma coisa que tenha para venda, porque tenho consciência que vivo em Portugal, mas se alguém pedir, eu faço”, afirma divertida.
“Sou muito dada ao cor de rosa”
A Unleash the Fashion trabalha, assume, “para um nicho”, mas é um nicho “consistente e que dá garantias”. “Desde o dia em que criei a marca que oiço dizer que faço coisas pirosas. Não tenho medo algum que o digam. Há clientes para todos os gostos e eu tenho os meus e orgulho-me muito em saber que os meus clientes gostam do que eu faço”. E às vezes, assegura, “até há gente que me pede para ousar mais”.
Soraia Alves não é muito vaidosa. “Gosto de algumas coisas extravagantes, sou muito dada ao cor de rosa, mas não me estico muito, até porque a minha atividade profissional não o permite”, conta à PiT. Profissional da área dos Recursos Humanos, a empresária está obrigada a um dress code mais formal. “A empresa é um bom escape para o final do dia de trabalho”, admite.
Com uma carteira de clientes “muito constante”, Soraia Alves não se vê a contratar mais gente para a Unleash the Fashion. “Não, nem penso nisso. Gosto de ser eu a fazer tudo, a desenhar e a coser peça a peça. É tudo artesanal, vem da alma”.
As trelas, assegura, são a sua imagem de marca. “Gosto de todas as minhas peças, mas as trelas são aquilo que nos diferencia mais da restante oferta. Cada uma é diferente da outra”, afirma. O preço por trela começa nos 25€ e pode chegar aos 50 ou 60€. Já os peitorais começam nos 20€, enquanto o preço das coleiras se inicia nos 14€.
Percorra a galeria e conheça alguns dos acessórios extravagantes desta marca portuguesa cheia de estilo: