Animais

Vanessa esperou 9 anos para abrir uma loja sua. Bastou Camila chegar para mudar tudo

A Cavalier juntou-se aos outros três cães da família e foi a cereja no topo do bolo. Hoje dá a cara (e o nome) ao projeto.
Foto: Bruno Seabra/ MyPetPhotography.

Quase dez anos e quatro cães depois de ter a ideia, Vanessa Teixeira resolveu colocá-la em prática. A paixão pelos animais e pelo design sempre existiu, mas precisava daquele último empurrãozinho. E este veio na forma de Camila, uma Cavalier King Charles Spaniel que chegou à casa da família em maio passado. Quatro meses depois, a tutora lançou a própria loja de roupas e acessórios para animais.

“A Camila é super meiga, mimada e brincalhona, tem uma personalidade muito dada e interage bem com todos os animais, seja cão ou gato”, começa por contar à PiT a fundadora, de 27 anos. “A paixão dela sou eu e o Francisco, o nosso Chihuahua de cinco anos. Fazem tudo juntos, desde brincarem, dormirem, asneiras, é sempre tudo em conjunto”, brinca.

À dupla de quatro patas, juntam-se mais duas cadelas, Luna, uma Pinscher com quase dez anos, e Maggie, uma Pinscher Miniatura de sete. Não é segredo que os pequenotes têm sempre aquela atitude destemida à flor da pele, e apesar de Francisco sempre ter adorado a nova “mana”, Maggie não achou muita piada. “Demorou uma semana para ela aceitar a vinda da Camila”, recorda. “Mas agora brincam imenso e são unha com carne”, garante.

A loja online Camila, que tem o nome da mais nova, abriu a 7 de setembro e tudo aconteceu por acaso. A data marcou o dia em que lançou a primeira coleção. “Ganhei a coragem, literalmente do dia para a noite, mas também porque amigas minhas me disseram: ‘Não tenhas medo, avança, tens imenso jeito, vais ter o maior sucesso'” e assim foi”.

Camila e Francisco.

Luna foi o seu primeiro amor

Ainda no secundário, Vanessa descobriu a paixão pelo design. “Tudo o que seja ligado a artes é o meu mundo, é onde me sinto feliz e realizada”, frisa à PiT. Depois de conhecer as várias áreas, não houve dúvidas quando o assunto era o que queria seguir: Design de Comunicação. “A parte de marcas, ilustração, design de embalagens, livros, era a minha maior paixão”, recorda.

Quando acabou a licenciatura, juntou-se à marca da mãe, Pimpolhas da Luci, e tornou-se na responsável por desenhar todas as ilustrações, fazer os moldes e costura. Já nesta altura, tinha Luna, a primeira a chegar à família e que hoje faz companhia ao seu avô, após a morte da mulher. “Tratada como uma neta, super mimada e está connosco todas as semanas. Devido à idade, é senhora do seu nariz e é quem menos liga aos manos patudos”.

Embora tenha sempre gostado dos animais (o primeiro com quem teve contacto foi Zuca, a gata dos avôs), só teve um para chamar de seu quando já era adulta.

“Até aos 18 anos não tive mais animais, os meus pais não permitiam, diziam que não tínhamos vida por não estarmos quase tempo nenhum em casa”, explica. “A Luna quando veio, veio ajudar-me a superar medos que eu fui ganhado ao longo dos anos”. Na altura, Vanessa tinha mais tempo livre e a mãe, que tinha a própria marca, podia sempre levar a companheira de quatro patas. “Foi o meu primeiro amor”.

Ainda bebé, a Pinscher sofria com falta de cálcio e acabou por partir uma das patas. A patuda teve de ser operada com urgência e andou “meio ano de tala”. Por causa do tamanho minúsculo, a tutora não encontrava colares próprios e sentiu a necessidade de criar proteções para que a cria não destruísse os curativos.

“Já costurava coisas para a Luna, mas achava que ainda era muito verdinha, não me achava profissional ainda, e nunca avancei com o sonho”, recorda. Hoje, quando olha para trás, sente-se realizada, tanto com a marca quanto com os patudos com que partilha a vida. “Agora não vejo a minha vida sem animais, sou completamente apaixonada, são todos tratados como filhos, e andam comigo para todo o lado”. 

Em janeiro, Vanessa lançou a primeira coleção 100 por cento pensada e feita por si, desde os desenhos até a costura. Entre os best-sellers da Camila, encontram-se os peitorais, as capas e as hoodies. Os valores variam dos 11€, para um saco porta biscoitos, por exemplo, até aos 32€, para uma capa tamanho L. Contudo, alerta: “Se for por medida ou personalizados o valor varia e pode ser mais alto”.

A fundadora é natural de Sintra mas corre o País de norte a sul a fazer eventos com a Pimpolhas da Luci e a Camila. Entre 26 e 28 de janeiro, esteve presente no PET Festival, na FIL, em Lisboa. Agora, em março, no primeiro aniversário de Camila (a Cavalier) vai lançar mais novidades.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a família de Vanessa. Pode acompanhar a marca através do Instagram e as aventuras da Cavalier também.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT