Animais

Versace: o papagaio de 2 anos que salvou a casa onde vive de assaltantes

A ave estava sozinha em casa e reagiu de imediato quando percebeu que estranhos estavam a tentar invadir a residência.
Uma verdadeira heroína.

Quando pensamos em cães de guarda, lembramos de raças como Pastor-Alemão, Pastor-belga-malinois, Rottweiler ou Pitbull. No entanto, numa casa no norte de Melbourne, na Austrália, as características do “segurança” da residência são um pouco distintas do que estamos acostumados. Versace, que leva o nome da famosa marca italiana, é um papagaio de dois anos e o seu tamanho não a impediu de salvar o espaço onde vive.

A ave estava sozinha em casa durante a noite, depois de os tutores resolveram sair pela primeira vez “em muito tempo” com as duas filhas. Nas imagens de segurança apanhadas pelas câmaras da residência, que se tornaram rapidamente viral, Versace mostra-se como uma verdadeira heroína. 

No vídeo partilhado pela família, é possível ver Versace na sua gaiola na sala de estar. Segundos depois, escutamos uma janela a partir-se e a ave a reagir de imediato ao começar a gritar incansavelmente. “Acho que ouvir os gritos que parecem de uma mulher os deixaram apavorados e eles fugiram”, disse a tutora Alexandra Kavanagh ao jornal australiano “9 News”.

Alexandra e o marido são proprietários de uma fábrica e acreditam que os equipamentos que tinham em casa eram o alvo do roubo. Apesar de a ave custar cerca de 2.800€, não acham que os invasores estavam lá para levá-la. “Acho que se tivessem vindo para raptar a Versace, sabiam o que esperar”, sublinhou. “Teriam feito uma pesquisa sobre ela e parece que não faziam ideia”, acrescentou.

Para o casal, Versace “é o melhor cão de guarda” que já compraram. Ao jornal australiano, também partilharam que o papagaio adora petiscos e, por vezes, é mimado com alguns especiais. “Ela ocasionalmente não se importa com um pouco de KFC”, disse Alexandra. “Ganha frango e batatas fritas como um mimo”.

Carregue na galeria para saber mais sobre a espécie, segundo a “National Geographic”.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT