Animais

Vila do Conde trava braço-de-ferro: há ou não tourada no dia 23?

A câmara municipal inviabilizou o evento, mas os promotores do espetáculo tauromáquico avançaram para tribunal.
Protesto anti-taurino a 17 de julho.

A tourada agendada para o próximo dia 23 de julho, em Ferreiró, no concelho de Vila do Conde, está a fazer correr muita tinta. A câmara municipal não licenciou o evento, mas os promotores da mesma avançaram para tribunal, sublinha o PAN Vila do Conde na sua página do Facebook.

“Esperamos que a câmara municipal de Vila do Conde não desista de toda a argumentação que tem do seu lado para vencer o caso em tribunal. Vila do Conde não quer touradas”, acrescenta a publicação no mesmo dia em que decorreu uma manifestação  naquela cidade contra este evento.

Também o PAN Porto se mostrou solidário e esteve presente no protesto, que começou às 15 horas em frente à câmara municipal e terminou no tribunal da cidade às 20 horas. “Estamos solidários e estivemos hoje em em Vila do Conde. Esperamos que a câmara municipal dê o seu melhor e vença o processo em tribunal, o que sabemos ser perfeitamente possível!”, dizem.

O protesto foi organizado pelo grupo ativista Vila do Conde Animal Save, que refere ter recebido “muitos contactos da população vila-condense e dos portugueses em geral, indignados com a possível realização da corrida de touros do dia 23”.

O presidente do município, Vítor Costa, afirma que os vila-condenses “não querem touradas” no concelho, mas os promotores do espetáculo tauromáquico avançaram com uma ação judicial contra a câmara por ter indeferido o licenciamento do evento.

A entidade organizadora é a Juntos pelo Mundo Rural – Associação Ibérica de Defesa da Caça, Pesca, Tradições e do Mundo Rural, que num post no Facebook diz: “Estamos calmos, serenos e confiantes na justiça portuguesa. Obrigado a todos e dia 23 de julho vamos celebrar a tauromaquia em Ferreiró – Vila do Conde. Viva a afición. Vivam as tradições portuguesas”.

Os promotores referem também que “continua a bom ritmo a venda dos bilhetes para a Grandiosa Corrida de Touros à Portuguesa em Ferreiró, no concelho de Vila do Conde, no próximo dia 23 julho às 17 horas”.

A Juntos pelo Mundo Rural mantém a convicção de que o evento se realizará. “Seguimos firmes na intenção de realizar a corrida de touros, na data, hora e local já designados, mantendo a venda de bilhetes”, salienta a associação, dizendo repudiar “a tentativa de sabotagem política do exercício de um direito e de uma liberdade que é o direito de uma pessoa coletiva promover espetáculos e a liberdade de o público poder aceder ao espetáculo”.

Enquanto a decisão não é conhecida, o braço-de-ferro prossegue. Percorra a galeria para ver algumas fotos do protesto deste domingo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->