Animais

Zoo anuncia nascimento de rinoceronte branco, espécie em vias de extinção

A cria trás esperanças para a espécie e para os primos do norte, cuja população limita-se a duas fêmeas restantes.
O filhote ainda não recebeu um nome.

Um bebé rinoceronte branco do sul nasceu no Zoo de San Diego no início do mês de agosto. O filhote, cujo nascimento foi agora anunciado, ainda não tem nome e está “saudável, confiante e cheio de energia”, avançou um comunicado divulgado pelo Zoo.

Os pais, Livia e J Gregory, deram as boas vindas ao pequeno através de meios naturais, e o Zoo garante que Livia é uma “excelente e carinhosa mãe”. Num vídeo partilhado no Instagram, a mamã de primeira viagem corre animada atrás da cria.

A chegada do pequeno “unicórnio gordinho” trouxe esperanças para a espécie, e não só. Os rinocerontes brancos dividem-se em duas subespécies: norte e sul. Apesar de ambos estarem em vias de extinção, a população de rinocerontes brancos do sul (cerca de 10.000 na natureza) é significativamente maior do que a do norte (há apenas duas fêmeas a viver numa reserva no Quénia). No entanto, nenhuma conseguiu levar uma gravidez até o fim, e o nascimento da nova cria pode vir a mudar a realidade.

“Todos os nascimentos de rinocerontes são significativos”, acrescenta o comunicado. “Livia está agora entre os rinocerontes fêmeas do Centro de Resgate de Rinocerontes Nikita Kahn que poderão servir no futuro como mãe de aluguel de um embrião branco do norte”.

A Iniciativa Northern White Rhino da San Diego Zoo Wildlife Alliance tem trabalhado nos últimos anos a utilizar tecnologias reprodutivas inovadoras, incluindo inseminação artificial, fertilização in vitro e transferência de embriões, para evitar a extinção dos rinocerontes do norte. A população destes animais foi devastada como resultado da caça ilegal de seus chifres e outras partes do corpo.

O Zoo também abriga o “Frozen Zoo”, um criobanco que armazena células reprodutivas e embriões de quase 1.000 espécies, incluindo 12 linhagens de rinocerontes brancos do norte.  Livia é agora uma candidata futura para carregar um dos embriões e salvar os primos da espécie.

Carregue na galeria para conhecer o pequeno gigante.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->