Animais

Zoo de Lisboa apresenta nova cria de panda mais ameaçado do mundo. E vai ter festa

Já está a explorar o exterior com a mamã. Para dezembro, o jardim zoológico preparou um conjunto de atividades natalícias.
Aos dois meses.

Veste vermelho, tem barbas brancas e é tão rechonchudo quanto o velhote que desce pelas chaminés para trazer os presentes dos miúdos na noite de Natal. Mas não é quem está a pensar — este é um milagre natalício. O Jardim Zoológico de Lisboa, em Sete Rios, anunciou nesta terça-feira, 28 de novembro, o nascimento de um filhote de Panda-vermelho, a espécie mais ameaçada de panda em todo o mundo.

A 2 de dezembro assinala-se o Dia da Chegada do Pai Natal e o espaço aproveitou o mote para partilhar a novidade aos portugueses. Com cerca de seis meses, o pequenote já pode ser visto a explorar a instalação ao lado da mamã. Se não o encontrar a alimentar-se entre os bambus, o zoo aconselha que o procure na copa das árvores.

A espécie está classificada como “Em Perigo” pela União Internacional para a conservação da Natureza (IUCN) e a população de Panda-vermelho apresenta uma tendência decrescente. A degradação e fragmentação do seu habitat natural é uma das principais ameaças à sua sobrevivência.

A agenda de dezembro conta com várias atividades

Nos fins de semana e feriados do mês de dezembro, assim como na semana anterior ao Natal, ao visitar a nova cria vai poder ainda aproveitar a agenda que o Jardim Zoológico em conjunto com o supermercado Lidl preparou para toda a família. As atividades são gratuitas e começam logo nesta sexta-feira, 1 de dezembro, na Casinha do Pai Natal e Quintinha, localizadas na zona de acesso livre e dentro do espaço, respetivamente.

Já no dia 2 de dezembro, pode viver a alegria da Chegada do Pai Natal e dos duendes, na apresentação dos golfinhos às 11 horas. Além disso, o que não vai faltar durante todo o mês são atividades diversas: ateliers natalícios, pinturas faciais, mercado de Natal e workshops. Já na Casinha do Pai Natal, os visitantes vão poder escrever a carta ao Pai Natal e entregar-lhe pessoalmente.

Os bilhetes para entrar no Jardim Zoológico custam 18€ (crianças) e 29€ (adultos). Podem ser comprados na bilheteira online. De seguida, carregue na galeria para conhecer a nova cria de Panda-vermelho.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT