A mobilização social e o trabalho de entidades dedicadas conseguiram o resgate dos 20 cães mantidos numa carrinha avariada na Praia Azul, em Santa Cruz, Torres Vedras. A atualização foi feita pelo IRA na noite desta terça-feira, 12 de maio.
A operação implicou várias intervenções com a proprietária do veículo e dona dos animais, que se verificaram desde dia domingo, dia 10. Na terça-feira, estiveram no local militares do SEPNA, membros da GNR e da APA, bem como o IRA, que levaram a cabo esforços para conseguirem a entrega voluntária dos animais.
O Núcleo de Intervenção e Resgate Animal explica que “após 24 horas de diligências contínuas foram resgatados todos os animais, à excepção de uma fêmea adulta e legalmente documentada com ID espanhol, tendo sido alojados na APA de Torres Vedras”.
A patuda foi avaliada no local e deixada com a tutora, já que as autoridades terão entendido que “a sua permanência garantiria maior estabilidade emocional à mesma”.
O grupo avança ainda que esta cadela era a única a circular livremente no interior da carrinha e a quem era garantido acesso a água e alimentação. Os restantes cães, porém, eram mantidos em transportadoras.
A organização garante que continuará a acompanhar o caso, e agradece “a todos os populares que participaram activamente neste protesto pelo bem-estar animal”, bem como aos militares do SEPNA e à presidente da APA.
Os moradores alertaram as autoridades
Como a PiT já lhe contou, o caso começou por ser noticiado pela CMTV este domingo, 10 de maio. A estação descreveu o cheiro que emanava da carrinha, cuja intensidade, afirmaram residentes da zona, levou a GNR a suspeitar da presença de um cadáver.
O veículo foi aberto pela polícia, que se deparou com 20 cães, muitos em caixas transportadoras. No local estiveram também funcionários do canil municipal, que levaram cinco cães pouco antes de a proprietária regressar, alegando ser necessário um mandato judicial para a ação que as autoridades levavam a cabo.
Segundo moradores, a mulher é de nacionalidade espanhola, e vive há várias semanas perto da Praia Azul. Uma das denunciantes do caso avançou à estação que esta “não fala com ninguém”. “Eu própria tentei falar, tentei oferecer-lhe ajuda”, afirmou.
Esta segunda-feira, 11 de maio, a GNR regressou ao local acompanhada pelo IRA, e três outros cães, todos bebés, foram resgatados. Entrevistado pelo jornal, Joel Lemos, um dos responsáveis pela divulgação do caso, adiantou que a ação foi possível graças à atenção que a situação recebeu, afirmando ter sensibilizado “o país inteiro”.
O responsável afirmou que a operação durou pelo menos nove horas, e foi concretizada “com muita dificuldade”, baseando-se no diálogo entre a dona e os membros do IRA e da GNR, bem como com a presidente da Associação de Proteção dos Animais (APA).
Carregue na galeria para recordar o resgate de Bello, salvo pelo IRA.








